Parvalorem e Parparticipadas relançam venda de carteira de imóveis avaliada em €230M

Parvalorem e Parparticipadas relançam venda de carteira de imóveis avaliada em €230M
Imagem ilustrativa

A Parvalorem e a Parparticipadas homologaram o relançamento da venda de uma carteira de imóveis avaliada em 230 milhões e a respetiva sociedade gestora, avança o Eco, após a operação de venda ter sido bloqueada em 2020 pelo Ministério das Finanças.

Para esta "segunda tentativa" de venda do fundo e sociedade gestora, os investidores terão 90 dias após a publicação do anúncio do concurso público em Diário da República para apresentarem as suas propostas. A Deloitte está a assessorar a transação.

O fundo imobiliário Imonegócios, propriedade da Parvalorem, terá 98,63% das unidades de participação vendidas, e da totalidade do capital da sociedade gestora de fundos Imofundos, propriedade da Parparticipadas.

O fundo compreende um valor líquido do ativo perto de 240 milhões de euros, sendo um dos três fundos abertos com maior rendibilidade anual. Gere uma carteira imobiliária no valor de 227 milhões de euros, sendo que a maioria dos imóveis (67% do valor) se encontra arrendado, correspondendo a uma yield média de 6,9%, indica o jornal.

De referir ainda que 80% da carteira corresponde a ativos de imobiliário comercial, sendo que mais de 50% dos imóveis situam-se na capital. Este processo de venda é essencial para que a Parvalorem prossiga com a sua reestruturação.

A sociedade pretende ainda absorver a Parparticipadas, tal como fez com a Parups, que geria as obras de arte do banco falido, através de fusão. A Parvalorem precisa de concluir a operação de venda deste fundo imobiliário e a respetiva sociedade gestora e extinguir o Banco Efisa, para assim avançar com a absorção da Parparticipadas.