Pedro Nuno Santos: Problema da habitação «é culpa do Estado»

Pedro Nuno Santos: Problema da habitação «é culpa do Estado»

O governante falava durante a cerimónia de assinatura de novos protocolos entre o IHRU, que gere o Programa de Arrendamento Acessível, e várias plataformas e agentes imobiliários para dinamização do programa, que decorreu esta terça-feira.

O Governo decidiu colaborar com os agentes do setor para facilitar o acesso ao programa e a divulgação de informação sobre o mesmo, até porque o PAA é «facilmente compatível» com os objetivos das plataformas e agentes.

Citada pelo Idealista, a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, destacou «um dia particularmente feliz». Depois de ter sido recentemente lançado o primeiro seguro de renda, disponibilizado pela Tranquilidade, esta parceria é mais um passo para a dinamização do programa, e pretende «fazer com que as pessoas saibam que o PAA existe e informar todos os portugueses das várias alternativas que têm para rentabilizar os seus imóveis e investimentos».

Ana Pinho acredita que com o novo protocolo «ganham as famílias, ganham os proprietários, ganha a mediação e ganham as próprias plataformas ao disponibilizar um serviço que vai ao encontro das suas necessidades».

«Apesar de todos nos dedicarmos a esta atividade que é conseguir que todas as pessoas tenham casa, nós sabemos que este é um dos maiores problemas nacionais. Nós temos muitos milhares de portugueses com uma enorme dificuldade de acesso à habitação», admitiu o ministro. «A culpa é mesmo do Estado que não conseguiu até agora dar resposta àquilo que é um dos maiores problemas e desafios que se vive na sociedade portuguesa».