Portugal sobe para 12º lugar no ranking da competitividade turística

Portugal sobe para 12º lugar no ranking da competitividade turística

O país conseguiu o primeiro lugar da lista na componente de infraestruturas turísticas. Num comunicado da secretaria de Estado do Turismo, refere-se que «Portugal atingiu pela primeira vez a liderança mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas, de acordo com o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum, WEF)».

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, acredita que «Portugal é cada vez mais uma referência internacional no turismo, sendo este relatório uma peça chave para captação de investimento».

O país subiu também para o 15º lugar a nível de recursos naturais e culturais, para o 21º lugar no transporte aéreo, para o 38º a nível da rapidez na adoção de tecnologias e para 12º na priorização do turismo. Segundo o Governo, são resultados que refletem «a forte aposta que tem sido atribuída à captação de ligações internacionais e no alargamento do turismo ao longo de todo o território e de todo o ano», cita a Lusa.

Este relatório é publicado de dois em dois anos e analisa o turismo em mais de 130 economias. Em 2017, Portugal ocupava a 14ª posição do ranking da competitividade a nível mundial. Desde 2013 já subiu oito posições.