Portugal Sotheby’s Realty atinge €377M em volume de transações em 2022

Portugal Sotheby’s Realty atinge €377M em volume de transações em 2022

A Portugal Sotheby’s Realty registou um volume de transações de 377 milhões de euros em 2022, ao atingir um total de 714 transações. Comparativamente a 2021, a marca de imobiliário residencial de luxo cresceu 23%.

«Os resultados que alcançámos comprovam que Portugal continua a afirmar-se como um excelente investimento e, também, que o mercado de luxo está forte e de boa saúde apesar do contexto de incerteza ligado à guerra na Ucrânia, à elevada inflação e ao aumento das taxas de juro», sublinha o CEO da Portugal Sotheby’s Realty, Miguel Poisson.

Em 2022, os estrangeiros representaram 52% das vendas da Portugal Sotheby’s Realty, a par com 48% de imóveis vendidos a portugueses. Norte-americanos, britânicos, alemães e franceses figuram no top das nacionalidades dos estrangeiros que mais compraram imóveis de luxo em Portugal.

Lisboa, a zona da linha (Estoril, Cascais e Oeiras) mas também o Algarve, a Ilha da Madeira e o Porto continuam a ser as zonas mais requisitadas, sendo que o preço médio de transação fixou-se, em 2022, em 1 milhão de euros. A procura por parte de clientes norte-americanos representam 24% das vendas a estrangeiros.

A marca de imobiliário residencial de luxo indica que os clientes norte-americanos foram os que mais compraram imóveis de luxo na região de Lisboa e já constam no top 5 das nacionalidades em todo o país. Procuram sobretudo apartamentos (53%) mas também moradias (33%) e, até, herdades e prédios (14%).

Miguel Poisson frisa que «por todas as características que já conhecemos e também pelo contexto social e económico atual, Portugal está a tornar-se cada vez atrativo para os norte-americanos».

«Uma evolução justificada vários fatores externos, como a forte procura internacional ou a aposta dos investidores no mercado imobiliário como sector de refúgio em detrimento de outras alternativas de investimento (ações, depósitos, etc). Mas são sobretudo os fatores internos que pesam neste percurso consolidado, como o maior investimento em marketing, a forte aposta em tecnologia e ainda o novo modelo de comissionamento com a remuneração mais completa e atrativa do segmento da mediação imobiliária de luxo em Portugal», lê-se em comunicado.

Para 2023, o CEO da Portugal Sotheby’s Realty, prevê «um crescimento do volume de transações a dois dígitos e vamos contratar novos colaboradores para reforçar as nossas equipas».