Preço das casas subiu 4,5% no 2º trimestre

Preço das casas subiu 4,5% no 2º trimestre

Os mais recentes resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, mostram que o preço de venda das casas em Portugal (Continental) aumentou 4,5% no 2º trimestre de 2021 face ao trimestre anterior.

Em comunicado a Confidencial Imobiliário nota que «esta valorização trimestral acelera consideravelmente face ao ritmo observado no 1º trimestre, quando os preços cresceram 1,2% relativamente ao trimestre prévio». E acrescenta que «ao longo de 2020, as variações trimestrais não foram além dos 3,4%, tendo entrado mesmo em terreno negativo no 3º trimestre, com uma quebra de 2,1%».

Em termos homólogos, o 2º trimestre de 2021 apresenta uma valorização de 4,8%, igualmente assinalando uma recuperação no ritmo de crescimento face ao padrão do mercado no 1º trimestre. Nesse período inicial do ano, a valorização homóloga estava em 2,6%.

Faz ainda notar, o mesmo comunicado, que em termos mensais, o preço das casas revelou um aumento de 1,1% em junho, subida que desacelera face à variação mensal de 2,5% observada em maio.

O preço médio de venda das casas em Portugal atingiu os 1.753€/m² no 2º trimestre de 2021, observando-se um tempo médio de venda da habitação de 6 meses, conforme os dados SIR-Sistema de Informação Residencial.