Preços das casas descem 0,8% em Lisboa

Preços das casas descem 0,8% em Lisboa

Nos últimos três meses de 2020, a redução trimestral do preço de venda das casas no concelho de Lisboa foi de 0,8%. O preço médio de venda das casas na capital no quarto trimestre de 2020 fixou-se nos 3.344 euros/m², conforme apurado no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial.

O Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário revela que o ano de 2020 começou com uma subida em cadeia dos preços da habitação (trimestre anterior) de 3%, seguida de uma variação nula no segundo trimestre (já em pandemia) e de uma subida de 0,8% no terceiro trimestre, atingindo então o terreno negativo no quarto trimestre.

A Confidencial Imobiliário destaca que, apesar de esta descida de 0,8% ser considerada residual, é a primeira variação negativa em cadeia registada no concelho de Lisboa desde 2015, período que marcava então o arranque de um ciclo de valorização intensa dos preços da habitação na capital.

Por outro lado, em termos homólogos, a valorização dos preços das casas terminou o ano de 2020 nos 3%, mais de 7% abaixo dos 10,8% que o indicador registava no início do ano.

No contexto da Área Metropolitana, Lisboa é o mercado que regista a valorização mais baixa, igualando a variação de Setúbal, com uma subida homóloga de 2,8% no último trimestre do ano. Este é também o único concelho da AML com uma variação trimestral negativa dos preços neste período, de -1,8%.