Primeiras casas com renda acessível em Entrecampos são entregues no verão

Primeiras casas com renda acessível em Entrecampos são entregues no verão

Ficarão prontas no próximo mês de julho os primeiros apartamentos com renda acessível que a Câmara Municipal de Lisboa está a construir na zona de Entrecampos.

O primeiro dos quatro lotes que serão construídos de raiz na Avenida das Forças Armadas, num total de 128 habitações, está em fase final de construção, e será concluído no verão, altura em que, segundo o autarca, Fernando Medina, já estarão em obra todos os edifícios projetados para esta zona. «Este edifício marca o regresso da câmara à construção direta de habitação», cita o Público.

No âmbito do Programa de Renda Acessível da CML, as rendas não poderão ultrapassar 30% do rendimento líquido das famílias, e vão fixar-se entre os 150 euros no caso de um T0 e os 800 euros no caso de um T5. «Ao contrário de outros programas de arrendamento acessível, nós optamos por considerar a habitação como um direito. O que fazemos com este programa é romper com a lógica de mercado», afirmou Fernando Medina, citado pelo mesmo jornal.

Este projeto camarário, parte da Operação Integrada de Entrecampos, terá um total de 476 casas com renda acessível. Serão servidas por creches, jardins, estacionamento para automóveis e bicicletas e 10.000 metros quadrados de espaços verdes.