Programa de Apoio ao Arrendamento de Matosinhos integra 42 novas famílias

Programa de Apoio ao Arrendamento de Matosinhos integra 42 novas famílias

Distribuídas pelas quatro uniões de freguesia do concelho de Matosinhos, estas famílias vão poder contar mensalmente com um apoio financeiro entre 75 e os 125 euros, dependendo das suas dificuldades face ao pagamento das rendas. Esta integração representa um apoio adicional de 8.900 euros mensais.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica que «o PMAA é mais uma ajuda para quem enfrenta obstáculos na obtenção de habitação digna, nomeadamente para os munícipes que não reúnem os requisitos necessários para terem acesso a habitação social. Nesse sentido, este programa é uma resposta alternativa para estes casos, proporcionando casa a quem mais precisa. Estas 42 novas famílias que integram o PMAA iniciam assim uma nova etapa nas suas vidas, o que para nós é motivo de alento e para continuarmos a trabalhar em prol da dignidade habitacional no nosso concelho

O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento foi implementado com o intuito de encontrar soluções para os problemas de habitação existentes no concelho, ao mesmo tempo que auxilia os munícipes com dificuldade no pagamento de arrendamentos privados, evitando assim situações de desalojamento.

Desde a sua implementação em 2009, o PMAA já apoiou mais de 2.500 famílias, num investimento da Câmara Municipal de Matosinhos de cerca de 7,5 milhões de euros. No ano de 2020, a autarquia investiu 900 mil euros e apoia cerca de 700 famílias

A Matosinhos Habit acarreta atualmente uma série de competências que abarcam a gestão do parque habitacional municipal mas também o exercício de outras atividades complementares, e mais recentemente a Câmara Municipal de Matosinhos delegou na empresa municipal as competências de condução de todo o procedimento do programa “1º Direito” e da condução do processo de atribuição de apoio ao arrendamento do programa “Casa Acessível”