PRR vai aplicar novos fundos europeus em habitação para 26.000 famílias

PRR vai aplicar novos fundos europeus em habitação para 26.000 famílias

No âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, o Governo já tinha referido que queria resolver a situação destas 26.000 famílias até 2024, que vivem sem habitação condigna. Assim, serão alocados 1.250 milhões de euros para a construção de casas novas ou em trabalhos de reabilitação, avança o Expresso. Esta verba deverá ser aplicada através das autarquias ou do Instituto Nacional de Reabilitação Urbana.

O executivo continua a trabalhar na aplicação prática dos fundos que vão chegar da União Europeia. Além da área da habitação, deverão ser investidos também na melhoria da eficiência energética dos edifícios empresariais e habitacionais, num total de 609 milhões de euros.

Está prevista a criação de 8.000 camas de cuidados continuados, na aquisição de novos meios diagnósticos na saúde, na digitalização e agilização dos serviços públicos, na ciência e reconversão de trabalhadores, na área dos incêndios e ordenamento do território, ou em novas estações de tratamentos de lamas. Já foi avançada também a intenção de investir nos transportes públicos de Loures e Porto, ou em novos acessos rodoviários para Espanha.