Rendas das casas em Lisboa estão 18% abaixo do nível pré-Covid

Rendas das casas em Lisboa estão 18% abaixo do nível pré-Covid

As rendas das casas em Lisboa fixaram-se no terceiro trimestre em níveis 17,9% abaixo dos valores registados antes da pandemia. É o que mostram os números mais recentes do Índice de Rendas Residenciais da Confidencial Imobiliário.

Apesar da variação, este indicador atenuou face aos dois trimestres anteriores, quando as rendas apresentavam quebras de 19,9% face ao período pré-Covid. Inclusive, é a primeira vez que a descida das rendas se desagrava.

Segundo a Ci, este comportamento reflete a tendência de recuperação do mercado observada desde o final do ano passado, que culminou numa subida trimestral de 2,5% no 3º trimestre deste ano, depois da estabilização de -0,1% registada no 2º trimestre. A variação trimestral volta a terreno positivo pela primeira vez desde o início da pandemia.

A recuperação regista-se também em termos homólogos. A taxa de variação face a igual trimestre de 2020 situou-se nos -6,1%, quase 11% acima dos -18% registados no início deste ano, e uma nova suavização face aos -12% registados no trimestre anterior.

Também no Porto as rendas estão em níveis inferiores ao pré-Covid, em -10,1%, valor que compara com a diferença nacional de -1,3%. No trimestre em análise, as rendas no Porto registaram uma ligeira quebra trimestral de 0,7% e uma variação homóloga de -8,4%, inferiores às descidas do trimestre anterior.

A nível nacional, as rendas sobem 1,4% na comparação trimestral e 1,7% na comparação homóloga.