Revive já garante rendas de €2,5M ao Estado

Revive já garante rendas de €2,5M ao Estado

A informação foi avançada esta semana em Paredes de Coura pela vice-presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro, que falava durante a sessão online de abertura do concurso público internacional para a concessão da Casa do Outeiro, propriedade da autarquia de Paredes de Coura, para fins turísticos.

Segundo a mesma, são já 18 os imóveis com concessões adjudicadas para fins turísticos, «o que representa cerca de 138 milhões de euros de investimento associado. Em resultado das concessões atribuídas o valor em rendas anuais é de aproximadamente 2,5 milhões de euros».

Segundo a governante, dois destes imóveis já iniciaram exploração como empreendimentos turísticos: «é o caso do Convento de São Paulo em Elvas e a Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, no distrito de Portalegre, e em funcionamento. São resultados visíveis, palpáveis do que tem sido o sucesso deste programa», cita o Negócios.

O programa Revive é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, e foi lançado em 2016, com o objetivo de valorizar e revitalizar o património devoluto do Estado através da exploração turística, como fortes, fortalezas, mosteiros, castelos ou palacetes, e outros tipos de edifícios.

Teresa Monteiro considera que este «é um programa de sucesso que começou com 33 imóveis, sendo que numa segunda fase entraram mais 16. Hoje, temos 49 imóveis no programa».

Solar do século XVIII pode transformar-se em hotel

«Estamos hoje a lançar o vigésimo terceiro concurso público para a concessão de um solar setecentista, propriedade da Câmara de Paredes de Coura, para fins turísticos», afirmou a governante.

Aqui deverá surgir um projeto turístico numa concessão prevista por 50 anos e uma renda mínima anual de 13.800 euros.

Agora, os investidores interessados «terão um prazo de 120 dias para apresentar propostas com vista a transformar o imóvel num estabelecimento hoteleiro ou em outro projeto de vocação turística».

«O turismo é uma atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social do país, designadamente para o emprego e para o crescimento das exportações», sublinhou na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.

Em 2020, «Paredes de Coura já exportou 100 milhões de euros», disse. «Nos próximos quatro anos queremos estar no top 20 dos concelhos mais exportadores da zona Norte. Vamos competir com concelhos que têm dez vezes mais população do que nós».