SIL decorre de 12 a 15 de maio

SIL decorre de 12 a 15 de maio

Este ano o SIL – Salão Imobiliário de Portugal realiza-se de 12 a 15 de maio, na FIL do Parque das Nações, em simultâneo com a Tektónica – feira líder da construção em Portugal.

Esta, que será a 25ª edição do SIL, inicia o circuito de feiras do imobiliário a nível internacional, antecipando-se às feiras de Madrid, Barcelona e Munique. A principal feira de imobiliário em território português mostra «o que de melhor se faz no sector - promoção, mediação, banca, serviços e entidades oficiais. Nos últimos 10 anos, o SIL foi um excelente motor de captação de investimento estrangeiro para Portugal, com a organização da presença portuguesa em mercados internacionais como, Angola, China, França e Reino Unido. Com a antecipação da data de realização do SIL para maio (que se realiza habitualmente em Outubro) os promotores e mediadores do segmento Residencial Turístico poderão aproveitar para apresentar também os seus ativos para venda e para aluguer temporário (Verão)».

O SIL vai contar com a presença de líderes da mediação e da promoção imobiliária e do investimento em Portugal, destinando-se aos profissionais e público em geral, integrando atividades dinamizadoras como conferências, encontros sociais, cerimónia de entrega prémios, apresentação de novos projetos, entre outros.

Segundo o Público Imobiliário, Sandra Bértolo Fragoso, gestora do SIL, destaca que «o setor imobiliário enfrenta grandes desafios no contexto geopolítico atual. Se, por um lado, enfrentamos a ameaça ambiental em que o papel das cidades e do imobiliário é determinante. Por outro lado, enfrentamos uma série de dificuldades que advém da guerra, como o aumento do preço dos materiais de construção e até a sua escassez. São apontadas várias tendências para um futuro urbano resiliente e sustentável, das quais eu destacaria a necessidade de Edifícios e infraestrutura inteligentes e sustentáveis. Temos em cima da mesa o desafio da sustentabilidade versus rentabilidade, o desafio da habitação acessível versus sustentável, o desafio da instabilidade em virtude dos acontecimentos internacionais com impacto em todo o mundo e muitos outros».

Nesta edição, há uma aposta vincada no crescimento do SIL Cidades, na promoção da qualidade e rentabilidade do imobiliário junto dos investidores, na promoção de oportunidades para o público em geral e na promoção do investimento internacional. Sandra Bértolo Fragoso, refere que este ano «temos como novidade o SIL Cidades que pretende dar maior visibilidade às mesmas através da participação dos municípios, quer na exposição, quer nas conferências, na medida em que estas assumem um papel cada vez mais importante no mundo, pois é nas cidades que se encontram mais oportunidades».

De destacar ainda a realização do Grand Cocktail APPII, a decorrer no primeiro dia do SIL, no dia 12 de maio, pelas 17h30 na Cidade APPII, evento este que será patrocinado pela Optylon Krea, no stand coletivo estabelecido pela APPII.

O SIL é uma co-organização anual da Fundação AIP e da Câmara Municipal de Lisboa, tendo a APPII como Parceiro Estratégico e contando ainda com o apoio da APR e da APEMIP entre outros.