Tecnoplano fiscaliza expansão do Metro de Lisboa

Tecnoplano fiscaliza expansão do Metro de Lisboa

A empresa portuguesa de consultoria e gestão de projetos de engenharia concorreu a este contrato em consórcio com a Consulgal, ficando agora encarregue da fiscalização de empreitadas que compreendem o prolongamento da linha Amarela (Rato) à linha Verde (Cais do Sodré), com a criação de duas novas estações nessa ligação: Estrela e Santos.

A estas empreitadas já adjudicadas acrescerá ainda a Fiscalização dos subsequentes contratos por adjudicar de acabamentos e equipamentos das e4stações, túneis, poços de ventilação e viadutos.

«Recebemos com muito agrado a notícia de que poderemos utilizar o conhecimento e a experiência da Tecnoplano em prol da melhoria da mobilidade na capital, contribuindo também para o relançamento da economia e para a criação de emprego», congratula Pedro Matos Pinho, administrador executivo da Tecnoplano. «A fiscalização é um elemento vital para o sucesso dos projetos de infraestruturas de transporte e assume uma relevância ainda maior quando se trata de obras públicas em meio urbano», sublinha.

Uma das obras mais esperadas pelos lisboetas, este projeto vai fazer chegar o Metropolitano a zonas da cidade de Lisboa anteriormente não cobertas por este serviço, e reforçará significativamente a oferta para os atuais e potenciais utilizadores de transporte coletivo, sobretudo os dos concelhos que dispõem de ligações diretas ferroviárias e fluviais ao Cais do Sodré, como Cascais, Almada, Seixal e Montijo.

«Esta Fiscalização abrangerá os recentes contratos adjudicados de construção dos ‘toscos’ para o prolongamento da Linha Amarela a partir do atual término da Estação do Rato à Estação do Cais do Sodré (com uma extensão de cerca de 2km em túnel de via dupla), e para a construção dos viadutos do Campo Grande junto à 2ª Circular para a ligação das linhas do Norte à estação do Campo Grande, bem como os contratos por adjudicar para os acabamentos e fit-out destas importantes infraestruturas. Esta empreitada criará uma nova Linha Circular em Lisboa, o que irá permitir uma frequência superior na circulação e uma distribuição mais rápida e dinâmica de passageiros, agilizando o tempo de resposta e melhorando a fluidez de todo o sistema,» conclui Pedro Matos de Pinho.

Pelas contas iniciais da empresa pública de transportes, a expansão da linha Amarela até ao Cais do Sodré deverá implicar um investimento global de mais de 266 milhões de euros. Com a empreitada já a decorrer, espera-se que a inauguração das novas estações possa acontecer até 2024.

O prolongamento da Linha Vermelha, que liga atualmente o Parque das Nações ao Saldanha, é outra das ambições do Metropolitano, esperando-se que sua chegada às Amoreiras e a Campo de Ourique possa ser um dos próximos investimentos a avançar.