Turismo mundial cresceu 4% em 2021

Turismo mundial cresceu 4% em 2021

A chegada de turistas internacionais (viajantes que pernoitam) em todo o mundo cresceu 4% em 2021, face ao ano anterior, num total de 415 milhões de pessoas.

Os números do Barómetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo mostram que este valor representa ainda uma quebra de 72% face ao registado antes da pandemia, o que revela «outro ano difícil».

O aumento das taxas de vacinação, a flexibilização das restrições para viajar devido a uma maior coordenação transfronteiriça e novos protocolos ajudaram ao início da retoma do setor, que «recuperou moderadamente» no segundo semestre do ano, com as chegadas de turistas 62% abaixo de 2019.

Só em dezembro, as chegadas de turistas internacionais foram 65% inferiores às de igual mês de 2019. A OMT reforça que ainda é imprevisível o verdadeiro impacto da variante Omicron da Covid-19.

Segundo a OMT, a maioria dos profissionais do turismo (61%) indica melhores perspetivas para 2022. 64% esperam que as chegadas internacionais não cheguem aos níveis de 2019 até 2024 ou mais tarde, que comparam com os 45% da edição de setembro do inquérito.

A recuperação do setor do turismo precisa de «uma coordenação mais forte» e uma taxa de variação «mais elevada» que a registada em 2021, citam a Lusa e o Observdor. Ainda assim, a recuperação segue «lenta e desigual» nas várias regiões do mundo, devido aos vários graus de restrições de mobilidade, taxas de vacinação e confiança dos turistas. Europa e América registaram os melhores crescimentos face a 2020, de 19% e 17%, respetivamente.