Turismo de Portugal lança nova plataforma de promoção do investimento

Turismo de Portugal lança nova plataforma de promoção do investimento

Invest in Tourism, é este o nome da plataforma que o Turismo de Portugal acaba de lançar para reforçar a competitividade internacional «de um setor estruturante para a economia nacional, através da afirmação do país como destino de investimento», no contexto do Plano Reativar Turismo | Construir Futuro.

Esta nova ferramenta é lançada durante o Resort & Residential Hospitality Forum, o maior encontro internacional de investidores, decisores e operadores do segmento Resort e Residencial, que se foca na promoção do investimento turístico estratégico nas regiões mais propensas ao investimento em resorts, e que decorre em Portugal.

Falando durante o evento, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, salientou que «Portugal já é um dos destinos europeus mais atrativos para o investimento estrangeiro. Há que continuar a trabalhar para se promover o investimento e financiamento para a sustentabilidade do turismo, desenvolvendo competências e melhorando a coordenação de ações nas diferentes áreas de política, incluindo o empreendedorismo ou a inovação. O Invest in Tourism passará a ser a montra das oportunidades de investimento no turismo em Portugal».

O Invest in Tourism tem como objetivos «acrescentar valor a um conjunto de atividades económicas ligadas ao turismo, reforçar a notoriedade internacional de produtos e serviços nacionais e a perceção de qualidade da Marca Portugal. Pretende, ainda, maximizar contactos com potenciais investidores, dinamizar processos de recrutamento de talento, divulgar oportunidades de negócio no turismo e criar ambientes favoráveis ao nascimento de novos negócios turísticos que permitam acelerar dinâmicas de investimento assentes em soluções inovadoras», pode ler-se em comunicado.

A plataforma estará disponível em português e inglês, dividida em quatro áreas: Portugal de relance; Começar um negócio; Procurar uma oportunidade; Opções de financiamento – com toda a informação sobre o país, caracterização do setor e como começar um negócio em Portugal, sendo ainda apresentados casos de sucesso. São também disponibilizadas análises sobre talento, empreendedorismo e inovação, sustentabilidade, macroeconomia, estratégia, IDE, desempenho turístico, investimento e financiamento, benefícios fiscais, turismo residencial e tendências, bem como, informação sobre negócios recentes, principais transações e aberturas e número de projetos em pipeline.

O Turismo de Portugal tem uma equipa dedicada a esta área, com o objetivo de apoiar o processo de investimento, nomeadamente em áreas como o financiamento, licenciamento, recursos humanos, empreendedorismo, estatísticas e parcerias, contando também com o contributo das equipas do Turismo de Portugal que atuam no estrangeiro.

A esta iniciativa do Turismo de Portugal associa-se uma rede alargada de parceiros, tais como a Abanca, Bankinter, BPI, Banco Português de Gestão, Banco Montepio, Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Eurobic, GoParity, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Millennium BCP, Santander, Capital Partners, Quadrantis, Portugal Ventures e Turismo Fundos, estes dois últimos do Grupo Banco Português de Fomento.