Venda de casas aumenta no 3º trimestre. Preços sobem 10%

Venda de casas aumenta no 3º trimestre. Preços sobem 10%

Os números do INE, também analisados pelo Gabinete de Estudos da APEMIP, revelam que, no mesmo período, os valores de venda por transação aumentaram 6,6% face ao trimestre anterior, e 3% face a igual período de 2018.

Já entre janeiro e setembro foram transacionadas 132 246 casas, em linha com o valor registado no período homólogo de 2018. Mas o valor de venda aumentou 4,3%, para os 141.000 euros.

Luís Lima, presidente da APEMIP, comenta que os números vão ao encontro dos sinais do mercado: «temos sentido um ligeiro abrandamento no número de transações efetuadas, que se justifica essencialmente pela diminuição do stock existente. No entanto, no que diz respeito a valores de transações, verificamos um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, que demonstra que os valores de venda têm vindo a crescer».

O responsável acredita que «é expectável que o mercado sinta uma estabilização ou uma ligeira quebra no número de transações imobiliárias. No entanto, é difícil prever o seu comportamento, uma vez que é extremamente complexo monitorizar um mercado onde há fortes desequilíbrios entre a oferta e a procura. Neste caso, a oferta existente não é suficiente para dar resposta as necessidades da procura, que tem vindo a crescer, não só no mercado de compra e venda como no mercado de arrendamento».