Viana do Castelo investe €18M na melhoria da habitação de 457 famílias

Viana do Castelo investe €18M na melhoria da habitação de 457 famílias

A Câmara Municipal de Viana do Castelo terá um total de 18 milhões de euros para resolver os problemas habitacionais de 457 famílias do concelho, concedidos no âmbito do Programa 1º Direito, parte da Nova Geração de Políticas de Habitação, que dá apoio à promoção de soluções para pessoas que vivem em situações habitacionais indignas.

O bairro social da Areia, em Darque, na margem esquerda do rio Lima, será um dos primeiros investimentos, agora anunciado pelo presidente da autarquia, José Maria Costa, durante a assinatura do protocolo entre o município e o IHRU.

«Nós gostamos de trabalhar rápido e, por isso, o primeiro bairro que vai ser reabilitado já no âmbito desta estratégia é no lugar da Areia, em Darque, num investimento de 389 mil euros e já estamos em condições de fazer o contrato. Temos muito pouco tempo para este trabalho, não só porque é exigente, mas também porque há necessidades habitacionais e temos de dar resposta às pessoas muito rapidamente», explica o autarca, citado pela Lusa e pelo idealista/news.

O acordo assinado prevê também uma verba de 1,8 milhões de euros destinados à Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo para ajudar 57 famílias em matéria de habitação.

Atualmente, Viana e o IHRU estão também a levar a cabo a requalificação de três bairros sociais do concelho, num investimento de 3,6 milhões de euros.

A Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo prevê construir ou requalificar 700 habitações sociais em 6 anos, num investimento total de 26,9 milhões de euros, abrangendo 2.500 pessoas. 70% das famílias com carências habitacionais no concelho têm problemas de insalubridade e insegurança nas suas casas.