Arrendamento acessível em destaque na Semana da Reabilitação

Arrendamento acessível em destaque na Semana da Reabilitação

Será este o tema de abertura da conferência marcada para as 15h do dia 7 de julho. Depois da aprovação de um amplo pacote de reformas legislativas no domínio da habitação, importa perceber qual o impacto e como se traduzem na realidade das cidades. Como podemos ter modelos inovadores de arrendamento, que se traduzam com impacto num maior acesso à habitação pela classe média? Estas serão algumas das questões a debater na sessão "Arrendamento Acessível - A Solução de uma Habitação para todos?".

As boas vindas estão a cargo do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, fará uma apresentação sobre os “Incentivos à oferta de habitação a custos acessíveis”, seguida pela apresentação do Programa de Renda Acessível da Câmara Municipal de Lisboa, feita pelo vereador do Urbanismo, Ricardo Veludo.

Segue-se uma mesa redonda de debate sobre o tema, na qual participam ainda Luís Lima, Presidente da APEMIP; Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI; e Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros. Pode consultar o programa completo aqui. 

Este ano, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa vai dar o salto para um novo palco online, na plataforma Accelevents, respondendo e adaptando-se aos constrangimentos causados pela pandemia.

O novo evento terá vários palcos onde decorrem as diferentes iniciativas de debate, formação e seminários, em paralelo com uma zona de exposição, onde as empresas poderão expor os seus produtos/serviços e contactar diretamente com todos os participantes em tempo real.

António Gil Machado, diretor da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, comenta que «estamos a evoluir para o conceito de evento virtual obviamente em resposta aos constrangimentos impostos pelo Covid-19, mas estamos focados em garantir um evento de topo no formato digital. Por isso, encontrámos uma solução que não só valoriza os aspetos chave do evento tradicional, como acrescenta novas possibilidades decorrentes precisamente de ser virtual».

A filosofia de acesso livre mantém-se e para participar basta inscrever-se no site do evento e aderir ao passaporte da [re] Lisboa, a VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

Organizada pela Vida Imobiliária e pela Promevi, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o apoio da CML e da SCML, e de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Secil, Ecociaf, Reynaers e CIN alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se A400, Avenue, Caixiave, CBRE, Contacto Atlântico, Grohe, Grupo SanJose, Neoturis, Round Hill Capital, Sanitana, Savills, Veka e Victoria Seguros. Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APPII, CPCI, IHRU, GECoRPA, IMPIC, LNEC, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros e OET. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APEMIP, APFIPP, CENTRO HABITAT, INVESTLISBOA, RICS. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.

Para mais informações sobre a VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, incluindo a agenda e registo de participantes, visite o site AQUI.