Caves Ferreira reabrem aos visitantes totalmente reabilitadas

Caves Ferreira reabrem aos visitantes totalmente reabilitadas

Um ano depois, o espaço de enoturismo das Caves Ferreira reabre as suas portas na zona histórica de Gaia, com novos espaços dedicados a Dona Antónia Ferreira, ao Douro e aos Vintage, fruto de uma obra profunda de reabilitação.

Convidando os visitantes a uma viagem ao passado e à redescoberta de uma marca portuguesa com mais de 250 anos, este espaço é um museu vivo onde os vinhos do Porto envelhecem desde o século XVIII em centenas de pipas e balseiros de madeira.

Entre os espaços renovados, destaque para «A Casa de Dona Antónia», onde uma árvore genealógica e vários documentos históricos evocam a vida e a obra de uma figura ímpar do Douro Vinhateiro. Numa ode à região e ao árduo trabalho do homem nos seus socalcos, o Douro tem também o seu lugar de destaque no novo circuito, através de fotografias e artefactos que nos transportam para os tempos do antigamente. Outra novidade é o espaço dedicado ao Vintage de Porto Ferreira, homenageando esta categoria especial de Vinho do Porto e levando-nos numa viagem no tempo ao longo de três séculos por factos históricos associados a cada ano declarado.

Ativo desde 1825, o Armazém da Cruz, que alberga todo o percurso de visita, é um dos maiores, mais antigos e mais emblemáticos armazéns do setor. Um espaço nobre da zona histórica de Gaia, foi alvo de uma reabilitação integral das coberturas numa área total de cerca de 6.500 m², respeitando a traça arquitetónica original das Caves. O projeto de restauro incluiu também a recuperação do pavimento, recriando o tradicional piso ideal para o rolar das pipas e para manter a temperatura.

Criada em 1751 por uma família de viticultores do Douro, Porto Ferreira é a única empresa de Vinho do Porto que durante toda a sua história sempre permaneceu portuguesa.

A reabertura das Caves Ferreira traz também algumas novidades na oferta turística. Aos domingos de manhã as visitas guiadas são gratuitas e famílias e grupos podem beneficiar de descontos especiais ou pacotes promocionais. É possível, ainda, adquirir um bilhete único para visita às Caves e à Fundação de Serralves. Por fim, para os que se deslocam em bicicleta, as Caves dispõem de aparcamento próprio

As Caves Ferreira reabriram com o selo “Estabelecimento Clean & Safe”, reunindo todas as condições e medidas impostas pela DGS e pelo Turismo de Portugal.