Concelhos de menor dimensão do Norte com apoio de €34M para regeneração urbana

Concelhos de menor dimensão do Norte com apoio de €34M para regeneração urbana

O Norte 2020 lançou um novo concurso que afeta mais 34 milhões de euros a investimentos em regeneração urbana por parte de concelhos de menor dimensão, definidos como «centros urbanos complementares», anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão do programa, em comunicado enviado à Lusa.

A nova verba «resulta da reprogramação financeira do Norte 2020, um exercício de revisão que ocorre sempre a meio do ciclo comunitário e que permite ajustar a distribuição dos fundos europeus pelas prioridades iniciais do programa, mantendo-se a dotação total», refere a mesma fonte.

O concurso que decorre até 27 de setembro é dirigido aos municípios que têm Planos de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) e prevê «não só a reabilitação de edifícios e do espaço público, mas também a reconversão de unidades industriais abandonadas, animação dos espaços públicos e ações que promovam a melhoria da qualidade do ar e da redução do ruído».

Até 31 de maio já foram aprovados 254 projetos no âmbito do PARU, num investimento de 101 milhões de euros, 83 milhões de euros dos quais apoiados pelo Norte 2020.

Entre os projetos aprovados destacam-se, pelo valor do investimento, a reabilitação do edificado do Bairro da Cumieira, no município de Fafe, com investimento global na ordem dos 5,5 milhões de euros e a reabilitação do Cineteatro de Amarante no valor de global de cerca de quatro milhões de euros. E ainda para a reabilitação de habitações sociais do antigo Bairro do FFH e arranjo urbanístico do espaço público envolvente no município de Mogadouro, cujo investimento ronda os 3,1 milhões de euros e para requalificação do espaço do Campo do Seco e suas vias envolventes e de enquadramento, no município de Cabeceiras de Basto, no valor global de 2,76 milhões de euros.