IFRRU 2020 soma investimentos de €704M

IFRRU 2020 soma investimentos de €704M

Os números foram divulgados esta sema a num comunicado do Ministério das Infraestruturas e Habitação, no qual se refere que «o IFFRU 2020 aumentou a sua execução nos últimos meses conseguindo, apesar da pandemia, chegar aos 248 contratos assinados, num investimento de 704 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e melhoria do seu desempenho energético», cita o Eco.

105 destes projetos destinam-se a habitação, e 129 serão destinados a atividades económicas. 14 são de utilização coletiva, como fins culturais ou sociais, incluindo residências para estudantes. Segundo o ministério de Pedro Nuno Santos, a maioria dos projetos são promovidos por empresas, e uma pequena parte por IPSS ou autarquias. Estes 248 projetos situam-se nas ARUs de 74 municípios.

Lançado em novembro de 2017, e criado no âmbito do Portugal 2020, o IFRRU garante empréstimos para reabilitação urbana em condições mais vantajosas, numa dotação de 1.400 milhões de euros para projetos de reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, espaços e unidades industriais abandonadas e intervenções em frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral.

Em dezembro de 2019, o programa foi distinguido como case study de sucesso pela Comissão Europeia e pelo Banco Europeu de Investimento.

De recordar que o programa foi prorrogado até 2023, com um reforço da dotação de 10 milhões de euros.