Lisboa, Porto, Tomar e Tua vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Lisboa, Porto, Tomar e Tua vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

O edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto acolheu a 17 de setembro a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que deu a conhecer os vencedores das 10 categorias a concurso.

Lisboa recebe os prémios de Melhor Intervenção de Uso Residencial (Faria Palace); Melhor Intervenção de Uso Turístico (The One Palácio da Anunciada - Ex-Aequo); Melhor Intervenção na Cidade de Lisboa (Igreja de Nossa Senhora do Loreto); Melhor Reabilitação Estrutural (D. Carlos I) e Melhor Solução Energética (Aguiar 84).

A Invicta acolhe os vencedores nas categorias de Melhor Intervenção de Uso Turístico (Hotel Tipografia do Conto - Ex-Aequo); Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços (Braamcamp 119); Melhor Intervenção de Impacto Social (Superbock Arena – Pavilhão Rosa Mota); e Melhor Intervenção da Cidade do Porto (Hotel Tipografia do Conto).

Já a Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, em Tomar, recebeu o prémio de Melhor Intervenção de Restauro. O Centro Interpretativo do Vale do Tua, em Foz Tua, Carrazeda de Ansiães, venceu a Melhor Intervenção Inferior a 1.000 m

A Escola de Todos Nós, um projeto que reabilitou a Escola de Midões, no concelho de Tábua, em Coimbra, recebeu ainda o Prémio Especial do Júri.

Este ano, foram 77 os projetos a concurso, de norte a sul do país, incluindo ilhas. Residencial foi a categoria com maior número de projetos a concurso (51%), seguindo-se o turismo (26%), impacto social (18%) e comércio & serviços (4%). Ao longo das suas oito edições, entre 2013 e 2020, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana já recebeu 516 projetos candidatos.

A difícil decisão de escolher os Vencedores, coube a um júri independente constituído por cinco personalidades das áreas da Economia, Imobiliário, Arquitetura, Engenharia e Património. Integram o painel de jurados da edição de 2020, o economista João Duque, os arquitetos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas.

Iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, bem como com o amplo apoio da SECIL.

O PNRU reúne também um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills e a Victoria Seguros, são as empresas que patrocinam esta iniciativa na categoria platina; enquanto que na categoria ouro alinham a Revigrés e a Sanitana.

Na fileira institucional, a ADENE, o IMPIC, CPCI, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, União das Misericórdias Portuguesas, ALP, APPII, Ordem dos Engenheiros Técnicos, GECoRPA – Grémio do Património e a Associação da Hotelaria de Portugal são as entidades que apoiam o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

 

Consulte a lista completa dos vencedores  2020:

MELHOR INTERVENÇÃO DE USO RESIDENCIAL

Faria Palace

(Lisboa)

 

MELHOR INTERVENÇÃO DE USO TURÍSTICO (EX-AEQUO)

The One Palácio da Anunciada

(Lisboa)

 

MELHOR INTERVENÇÃO DE USO TURÍSTICO (EX-AEQUO)

Hotel Tipografia do Conto

(Porto)


MELHOR INTERVENÇÃO DE USO COMERCIAL E SERVIÇOS

Braamcamp 119

(Porto)

 

MELHOR INTERVENÇÃO COM IMPACTO SOCIAL

Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota

(Porto)

 

MELHOR INTERVENÇÃO CIDADE DE LISBOA

Igreja de Nossa Senhora do Loreto

(Lisboa)

 

MELHOR INTERVENÇÃO CIDADE DO PORTO

Hotel Tipografia do Conto

(Porto)

 

MELHOR INTERVENÇÃO INFERIOR A 1.000 M2

Centro Interpretativo do Vale do Tua

(Foz Tua – Carrazeda de Ansiães)

 

MELHOR INTERVENÇÃO DE RESTAURO

Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto

(Tomar)

 

MELHOR REABILITAÇÃO ESTRUTURAL

D. Carlos I

(Lisboa)

 

MELHOR SOLUÇÃO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Aguiar 84

(Lisboa)

 

PRÉMIO ESPECIAL DO JÚRI

A Escola de Todos Nós - Reabilitação da Escola de Midões

 

Veja ou reveja a cerimónia de entrega dos Prémios AQUI. 

 

Foto: Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, e Bárbara Guimarães, apresentadora da cerimónia de entrega dos Prémios.