Porto chumba hotel nas Galerias Lumière

Porto chumba hotel nas Galerias Lumière

Foto: Miguel Sousa/Global Images

Em resposta à agência Lusa, a Câmara Municipal do Porto explica que «relativamente a este processo, o PIP tem um parecer desfavorável tendo sido o requerente notificado da intenção de emissão de parecer desfavorável do pedido, para que se pronuncie, no prazo de 10 dias úteis, sobre tal intenção, nos termos do disposto nos artigos 121.º e 122.º do CPA».

A câmara acredita que é necessária «a valorização da identidade urbana do Porto, através da conservação dinâmica dos tecidos existentes e manutenção dos usos neles instalados», defendendo «a manutenção da galeria comercial, ao nível do piso térreo», que considera «essencial, pelo que deve ser mantida potenciando desta forma a comunhão de usos mistos e de múltiplas vivências», cita o Eco.

Por outro lado, a autarquia quer manter o atravessamento pedonal que permite a ligação física entre as ruas José Falcão e das Oliveiras.

De recordar que, em novembro passado, a Direção Regional de Cultura do Norte tinha aprovado a proposta de alteração de uso das Galerias para unidade hoteleira, altura em que o PIP estava ainda em apreciação na Câmara do Porto.