Porto entre os principais clusters tecnológicos em crescimento

Porto entre os principais clusters tecnológicos em crescimento

 

A Invicta está em 7º lugar da lista de Clusters em Crescimento identificada neste estudo, a par de cidades como Derby/Nottingham, Florença e Cracóvia, cidades que se destacam apoiando setores específicos, sendo destinos de baixo custo de mão-de-obra, cidades de segundo nível ou centros de negócios regionais. Muitas delas são vistas como “cool” para trabalhar por razões respeitantes ao estilo de vida.

Este estudo fornece informação a ocupantes e investidores, que lhes permite avaliarem as caraterísticas dos clusters tecnológicos em termos económicos, de arrendamento e de emprego a nível regional e municipal. A análise identifica quatro categorias distintas de clusters de tecnologia na região EMEA, com base no nível, concentração e crescimento do emprego no setor tecnológico. Esta abordagem reflete o facto dos clusters de tecnologia serem muito diversos na sua estrutura, custos e atração para subsetores especializados de tecnologia.

Cristina Arouca, Diretora de Research da CBRE Portugal, explica que «estes clusters em crescimento, dos quais faz parte a cidade do Porto, são talvez os mais interessantes, uma vez que demonstram a natureza flutuante do setor da tecnologia e a importância crítica do trabalho e das competências na evolução das cidades tecnológicas. As empresas que impulsionam estes clusters geralmente não estão vinculadas a locais tradicionais ou a laços históricos com cidades ou países, e o setor imobiliário não é a principal preocupação, mas na verdade um facilitador. A questão de onde é possível encontrar mão-de-obra na área da tecnologia está a condicionar as escolhas de muitas empresas hoje em dia, e isso inclui alguns locais não tão óbvios, mas cada vez mais importantes, com credenciais fortes em termos de competências».

A lista dos maiores Clusters é liderada por Londres, pela sua capacidade de atrair jovens talentos da geração millennial. As oportunidades de emprego no setor das tecnologias da informação e das comunicações aumentou 20% desde 2008, com a proporção de emprego nas TIC a ser quase duas vezes e meia superior à média da UE. Londres tem um forte mix de subsetores, sem que uma única atividade domine as oportunidades de emprego, refletindo a posição da cidade como um dos principais centros de tecnologia do mundo.

Madrid está em segundo lugar na lista dos Maiores Clusters, seguida por Dublin, Budapeste, Paris, Copenhaga, Munique, Milão, Roma, Lyon/Grenoble e Bucareste.