Preços do centro histórico de Lisboa sobem 2,9% até junho

Preços do centro histórico de Lisboa sobem 2,9% até junho

De acordo com o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, da Confidencial Imobiliário, que monitoriza o comportamento dos preços de transação de imóveis registados neste território (freguesias de Santa Maria Maior, Misericórdia e São Vicente), esta performance interrompe a tendência de arrefecimento verificada ao longo do ano de 2019, quando uma variação semestral praticamente nula no 1º semestre se seguiu a uma descida de -3,8% no 2º semestre. Pela primeira vez em 5 anos, a evolução dos preços neste território esteve em terreno negativo.

Por outro lado, a variação dos preços neste semestre foi negativa, de -1,1%, face a igual semestre de 2019. Segundo a Ci, ainda assim, trata-se de uma melhoria face ao semestre anterior, que registou uma variação de -3,4%, mostrando uma travagem evidente na valorização homóloga, que se mantinha em níveis expressivos, por vezes acima de 20%, desde 2015.

De acordo com a Ci, é de destacar também que, apesar desta quebra mais recente, o anterior ciclo de forte valorização levou a que os preços no centro histórico da capital registem hoje uma subida acumulada de 140% desde 2008.