Preservar a memória de Lisboa

Edifício Bom Sucesso
Edifício Bom Sucesso

Sponsored Content: Vogue Homes

No panorama imobiliário em Portugal, a reabilitação sustentável do património histórico e arquitetónico emerge como uma prioridade essencial. Neste contexto, a Vogue Homes dedica-se a este desafio com uma abordagem inovadora e consciente, ao mesmo tempo que aposta na nova construção.

São disso exemplo dois projetos emblemáticos de reabilitação urbana: o edifício São Carlos, no Chiado, e o edifício Bom Sucesso, em Belém. Ambos se afirmam como marcos na preservação patrimonial, embora em estilos e dimensões distintas.

O São Carlos, um edifício anterior ao terramoto de 1755, testemunha o pulsar da Lisboa novecentista. Após períodos de declínio, a reabilitação deste ícone não só resgatou a sua grandiosidade arquitetónica do romantismo Belle Époque, como também revigorou o tecido urbano envolvente. Ao elevar os padrões de qualidade residencial, este projeto não apenas adiciona valor imobiliário à zona, mas também atrai novos moradores, comércio e serviços diferenciados, promovendo uma vivência autêntica da capital.

Edifício São Carlos

“Ir a São Carlos”, título do livro do sociólogo Augusto Seabra, volta a ser um distintivo ritual sem pressa,de verdadeiro lazer, e com uma surpreendente capacidade de impressionar. Naturalmente, essa impressão positiva ressoará em várias instâncias. A mais-valia desta reabilitação é óbvia. Estende-se muito além do cariz arquitetónico, já de si valiosíssimo,
e traz com ela o potencial de crescimento direcionado para um real valor acrescentado na
nossa economia e na imagem da capital portuguesa. A disrupção criada por um franco distanciar das soluções óbvias e fáceis traz ela própria novas disrupções que se perpetuarão. O mundo assiste a mudanças que chegam e partem a grandes velocidades, muitas vezes sem aviso prévio. O edifício São Carlos é uma mudança que chega para ficar.
Por sua vez, o Bom Sucesso, localizado em Belém, destaca-se pela sua integração harmoniosa na paisagem histórica e cultural da frente ribeirinha. À semelhança do edifício São Carlos, ao proporcionar habitação premium numa área marcada pelo turismo, este projeto contribui para um reequilíbrio vital entre a vivência local e o fluxo de visitantes. Ao valorizar a memória industrial e ao incorporar práticas sustentáveis, o Bom Sucesso honra a sua história, ao mesmo tempo que promove um modelo de desenvolvimento urbano equilibrado e integrado. Respeita o passado, enche o presente e assegura o futuro. 

Ambos os projetos evidenciam a preocupação da Vogue Homes com a qualidade arquitetónica, a atenção aos detalhes, a sustentabilidade ambiental e o respeito pelo património histórico. São exemplos vivos de como a preservação do passado pode ser conciliada com as necessidades e desafios do presente. Num setor em constante evolução, com enorme efervescência nos grandes centros urbanos, fica aqui o testemunho deste excelente contributo para um capital imobiliário enriquecido e inspirador.