Rui Moreira: “Porto mantém aposta no investimento estrangeiro”

Rui Moreira: “Porto mantém aposta no investimento estrangeiro”

O autarca falava à VI no âmbito da VII edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto – rePorto, que arranca já na próxima semana, de 24 a 26 de novembro, garantindo que «o Porto mantém a sua estratégia de aposta no investimento estrangeiro e de alto valor acrescentado».

Devido à pandemia, «mudamos a tática de divulgação da cidade e a forma de estarmos em contacto com potenciais investidores. Investimos na participação em fóruns internacionais agora em formato digital e, neste âmbito, acabamos de receber dois prémios na AIM (Annual Invstment Meeting) no Dubai», avança.

Os dados disponibilizados pela InvestPorto revelam, segundo Rui Moreira, que no cenário pós-pandemia não faltará interesse em investir na Invicta: «no pós-Covid um em cada três investidores antecipam expandir a sua presença no Porto, com o setor das TIC e os investidores externos a liderar as intenções de novos investimentos». Por oposição, no setor da hotelaria e turismo «espera-se uma maior contração do investimento».

E dois em cada três investidores estrangeiros antecipam aumentar o ritmo de novos investimentos no Porto, «e nenhuma empresa grande ou média prevê cortar nesse campo», ao invés de 40% das microempresas que prevê uma redução.

Segundo a InvestPorto, 50% das empresas presentes no Porto mantém a intenção de continuar a recrutar pessoal, mas 21% adiou novas contratações. No setor das TIC, 67% prevê continuar a contratar. Já no setor da hotelaria e turismo, apenas 25% mantém a intenção de recrutar pessoal, avança o edil, que salienta que «os planos de recrutamento das empresas estrangeiras sofreram menos alterações devido à Covid-19, com 72% a manter a intenção de contratar mais Recursos humanos. No caso das empresas portuguesas este valor situa-se nos 38%».

Este tema estará em destaque na conferência “O Porto em tempos de pandemia – Como atrair talento?”, que se realiza no próximo dia 26 de novembro. Marcada para as 15h30, a sessão é coorganizada pela VI, pela InvestPorto e pela Savills, e vai debater os desafios das empresas e da atração de talento no novo paradigma de trabalho, com destaque para o Porto.

Saiba mais sobre a Semana da Reabilitação Urbana do Porto e garanta a sua inscrição aqui.