Semana da Reabilitação Urbana arranca na próxima 2ª feira

Semana da Reabilitação Urbana arranca na próxima 2ª feira

 

A agenda de conferências arranca focada nas novas políticas de habitação, promovendo um debate sobre este tema com os grupos parlamentares do PS, PSD e CDS-PP, a indústria imobiliária e a autarquia portuense. Os deputados Hugo Pires, Maria Germana Rocha e Álvaro Castello-Branco representam, respetivamente, o PS, PSD e CDS-PP. Pelo setor imobiliário participam Hugo Santos Ferreira, da Vice-presidente Executivo da APPII, e Manuel Reis Campos, Presidente da AICCOPN. Ricardo Valente, Vereador da Economia, Turismo e Comércio intervêm em nome da Câmara Municipal do Porto.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, sublinha que «a sociedade civil e os profissionais não podem alhear-se do momento essencial de discussão das políticas públicas de habitação. Por isso, a Semana da Reabilitação Urbana, cumprindo o seu papel de encontro entre os poderes públicos e a iniciativa privada, convidou os Grupos Parlamentares, o Município e os representantes associativos para discutir o que são as soluções de equilíbrio, que de forma ponderada asseguram o interesse público sem colocar em causa o necessário investimento».

Na atual edição, o mote das conferências centrais é dado pelo momento de vitalidade ímpar do Porto, mantendo-se o foco na reabilitação urbana e no impulso que esta deu à projeção e competitividade da cidade. Além das novas políticas públicas para a habitação, temas como o financiamento, sustentabilidade, alojamento local, inovação e tecnologia marcarão também a programação desta semana. A participação neste evento é gratuita, embora sujeita a registo.

Pela primeira vez, decorre o Jantar de Líderes da Reabilitação Urbana, que terá lugar a 27 de novembro. A Semana encerra no sábado, dia 1 de dezembro, com programação dedicada aos mais pequenos, através do atelier “ArkiBrinca – Constrói um novo Morro da Sé”, uma organização da ArkiPlay. 

A VI Semana da Reabilitação Urbana reflete o crescente apoio da sociedade civil, tecido empresarial, associativo e académico. Além dos apoios consolidados da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto, a nova edição tem como patrocinadores platina a Schmitt+Sohn Elevadores, a Secil, a Barbot, o Santander e a JLL. Na categoria ouro, a SanJose, a Hilti, Avenue, CBRE, Weber, Schneider, RU-IS, Predibisa, a A400 e a Round Hill Capital são as empresas patrocinadoras. A ADENE, APPII, IMPIC, OET e o GeCorpa são os patrocinadores institucionais. A APFIPP, APRUPP, IHRU, AO-SRN e OE-RN, FEUP e RICS são também apoios de ordem institucional. O Idealista é o portal oficial do evento e o Público Imobiliário o jornal oficial.

Consulte a agenda completa do evento aqui.