Terminal de Campanhã é “oportunidade de desenvolvimento urbanístico”

Terminal de Campanhã é “oportunidade de desenvolvimento urbanístico”
Foto CMP

«É na zona oriental da cidade que estão concentradas as grandes áreas para construção nova ou para regeneração», afirma. Falando à VI, o autarca destaca que esta é a zona ideal para fazer nova cidade, «seja porque há solo livre, seja porque há unidades industriais que, entretanto, foram desativadas. O resto da cidade está consolidada, a sua vocação territorial está genericamente encontrada, trata-se de cumprir aquilo que nos precede».

Por isso, «as oportunidades de transformação localizam-se em Campanhã, uma freguesia que, paradoxalmente, tem as maiores dificuldades de acessibilidade, mas onde se implanta o equipamento de maior importância no que à mobilidade diz respeito».

E foi com esta lógica que o Município do Porto se empenhou na construção do Terminal Intermodal de Campanhã, que «além do comboio e do metro, contará também com um terminal rodoviário, reforçando Campanhã como principal polo intermodal da cidade».

«Esta é, naturalmente, uma oportunidade de desenvolvimento urbanístico», defende Pedro Baganha. Aliás, é ancorado neste grande equipamento de mobilidade que a autarquia tem «um projeto em curso que diz respeito à reconversão de todos os territórios a norte da rua Pinto Bessa, centrados na rua Justino Teixeira, para onde o futuro Plano Diretor Municipal (PDM) antevê uma área de atividade económica de tipo misto, ou seja, onde se pretende um máximo de 60% de serviços e 40% de habitação».

Explica que «adjacente à rua Justino Teixeira, a Câmara Municipal irá construir um grande polo desportivo. E, naturalmente, ancorado neste investimento público e também na reabilitação do espaço público há, do nosso ponto de vista, um conjunto de oportunidades para a instalação de novos serviços, de nova economia nestes territórios de Justino Teixeira».

Os novos projetos estruturantes da cidade do Porto, como é o caso do Terminal Intermodal de Campanhã,estarão em cima da mesa durante a Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que se realiza já na próxima semana, de 24 a 26 de novembro.

Focada neste tema, não perca a sessão “Os criadores da cidade – os novos projetos estruturantes”, marcada para as 10h do dia 26 de novembro.

Garanta já a sua participação e saiba mais sobre o evento aqui.

#sruporto2020

#reporto2020