Albufeira Terrace: A ‘Shopping with a view’

Albufeira Terrace: A ‘Shopping with a view’

Sponsored Content: Square Asset Management

Com quase 35 anos de história, o Albufeira Terrace (antigo Albufeira Shopping) é propriedade do Grupo Sonae e do Fundo CA Património Crescente desde 2018. Em 2021 os proprietários avançaram para o enorme desafio de reformular o shopping, localizado na zona mais nobre da cidade algarvia, com mais de três décadas de história e transpô-lo para o século XXI, tendo contado com o apoio institucional da Câmara Municipal de Albufeira.

A Square Asset Management, sociedade gestora do Fundo, tem pautado a sua intervenção pelo reposicionamento dos seus ativos, dotando-os de novas e modernas funcionalidades, de forma a adaptá-los a um mercado cada vez mais exigente e competitivo, nunca perdendo de vista a sua rendibilidade. Da responsabilidade dos Ateliers ADDR Arquitetos, Arquiteta Adriana Dinis (Exterior) e Front City, Arquiteto Vítor Mah (Interior), a remodelação do Albufeira Terrace teve início em outubro de 2021 tendo os trabalhos ficado concluídos em março deste ano, com a particularidade de o supermercado ter permanecido de portas abertas durante todo este período, o que constituiu um enorme desafio na execução da obra.

Tal como o nome indica, a particularidade do Albufeira Terrace acaba por ser o seu novo terraço, com ampla vista de mar, e que foi o foco central desde o início deste projeto. Trata-se de um local que, há quase três décadas, se encontrava subaproveitado e ocupado por diferentes equipamentos e que, agora, passa a ser o espaço nobre do centro comercial. Com um novo design e novos espaços, trata-se de uma área premium acessível a todos os visitantes. De um simples café ou jantar até a um requintado sunset, este espaço único em Albufeira promete ser o novo ponto de encontro da cidade.

Muito mais que um espaço de compras

O centro comercial deixou de ser apenas um espaço de compras para ser, cada vez mais, um espaço de lazer e conveniência. Com um design arrojado, mas respeitando a traça do edifício e a arquitetura da zona, o projeto envolveu uma reconfiguração de todo o seu interior, com a particularidade de muitos dos espaços que se encontravam ‘escondidos’ (em pisos inferiores) terem ‘emergido’, ganhando luz, visibilidade e vida. A reconfiguração de várias lojas, dotando-as de caraterísticas de última geração, permite que atuais e futuros inquilinos possam usufruir das melhores condições para desenvolverem a sua atividade, possibilitando também uma experiência singular aos visitantes.

A instalação de escadas e tapetes rolantes em algumas zonas do centro comercial também contribuem para uma melhor mobilidade, assim como a reorganização do estacionamento subterrâneo que levou, inclusive, a um reordenamento dos acessos exteriores ao Shopping com benefícios para o espaço circundante ao centro comercial. Para Mafalda Cotta, responsável pela área de retail da Square Asset Management, «tratou-se de um projeto muito desafiante em várias vertentes, não esquecendo que foi a primeira requalificação integral de um Shopping Center em que a Square esteve envolvida. Acreditamos que o Albufeira Terrace ganha um novo perfil, com espaços mais diferenciadores e diversificados, permitindo responder às mudanças que se têm verificado no perfil e exigência dos consumidores e dos lojistas».

«O centro comercial deixou de ser apenas um espaço de compras para ser, cada vez mais, um espaço de lazer e conveniência»

O projeto de remodelação do Albufeira Terrace - que compreende 42 lojas, mais de 11.500 m² de ABL (Área Bruta Locável) e 560 lugares de estacionamento gratuitos – dotou este espaço comercial de características únicas, que o transformaram num lugar onde é possível «encontrar tudo o que precisa num único local», mas também um novo ponto de encontro e de convívio na cidade.