APCC apoia presença das lojas históricas nos centros comerciais

imagem ilustrativa

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a União das Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UACS) lançaram uma nova edição do Programa de Incubação de Retalho, que tem como objetivo apoiar as lojas históricas (ou lojas com história). Estas unidades, associadas ao comércio tradicional, poderão agora testar o seu conceito num ambiente de centro comercial, tendo em vista a expansão do seu negócio retalhista.

Carla Pinto, diretora executiva da associação, comenta em comunicado de imprensa que «na APCC defendemos que os centros comerciais são as novas praças centrais das cidades e que há espaço para todos os conceitos que se complementem e ajudem a criar uma experiência positiva para os visitantes. Nessas praças centrais faz todo o sentido estarem presentes aquelas lojas que nos são familiares e que nos transmitem boas memórias. Por isso, este ano achámos que o Programa de incubação de Retalho deveria apoiar a testagem de lojas históricas no ambiente de centros comerciais».

Os retalhistas interessados já se podem candidatar a este programa, até dia 5 de abril. Para isso, devem preencher o formulário online disponibilizado no site da APCC. Serão elegíveis atividades de comércio a retalho de operadores de Lojas Históricas, distinguidas como tal pelo seu município, assim como todos os conceitos presentes no Comércio com História da DGAE.

Como em todas as edições deste programa, todos os candidatos devem também cumprir parâmetros de sustentabilidade, inovação e originalidade, e ter aplicabilidade em operação de centros comerciais e potencial de complementaridade no mix dos shoppings.

As candidaturas pré-selecionadas serão apresentadas numa sessão dedicada num centro comercial a definir. Os cinco finalistas vão poder apresentar os seus conceitos aos operadores de centros comerciais presentes, e depois desta apresentação poderão ser iniciados processos de negociação de incubação dos conceitos em ambiente de centro comercial.