APCC e PRO_MOV unem-se para impulsionar empregos de futuro

APCC e PRO_MOV.
Fotografia de Freepik.

O PRO_MOV e a APCC - Associação Portuguesa de Centros Comerciais estabeleceram uma parceria com o objetivo de impulsionar os empregos futuros.

O protocolo, que visa dinamizar o programa de requalificação profissional junto dos mais de 140 associados, foi formalizado na conferência Liderar na Era da Disrupção, realizada esta quarta-feira no Porto.

A APCC esteve representada pela presidente da associação Cristina Moreira dos Santos e por Telmo Ferreira, membro da Direção, e o PRO_MOV, representado por Domingos Lopes, presidente do IEFP e líder do Steering do programa.

A entrada da APCC marca o primeiro alargamento do PRO_MOV, após a assinatura do memorando de entendimento no final do ano passado, que formalizou a parceria entre IEFP, Sonae, SAP, Nestlé, BRP – Associação Business Roundtable Portugal, CIP – Confederação Empresarial de Portugal e dezenas de empresas parceiras.

«A assinatura deste protocolo permite à APCC promover a dinamização da requalificação profissional e a reintegração no mercado de trabalho de profissionais qualificados e preparados para os desafios atuais e futuros. Enquanto Associação representativa de um setor que está na vanguarda do que melhor se faz na Europa e no Mundo, é nosso objetivo promover a prática de políticas sociais responsáveis. A requalificação de recursos humanos e o seu regresso ao mercado de trabalho permite-nos usufruir de uma nova pool de emprego que se revela fundamental para fazer face ao dinamismo e requisitos do sector. Esta parceria ajuda-nos a cumprir esses objetivos», profere Cristina Moreira dos Santos, Presidente da APCC.

Já Domingos Lopes, presidente do IEFP e do Steering PRO_MOV, enfatiza que «esta adesão constitui mais um reforço do programa que é já uma referência e uma reconhecida boa prática no domínio das políticas públicas de emprego e formação profissional».

O PRO_MOV é a primeira iniciativa em Portugal do programa R4E – Reskilling 4 Employment, criada pelo ERT - European Roundtable for Industry, um fórum de alto nível que junta cerca de 60 CEO e presidentes de empresas. O programa concentra-se em sete setores de atividade/laboratórios: cada laboratório desenha as formações em colaboração com um conjunto alargado de empresas parceiras.