Faturação dos centros comerciais aumentou 7% em 2023

imagem ilustrativa
Shutterstock

A faturação das lojas nos centros comerciais portugueses subiu cerca de 7% em 2023, face ao ano anterior, que já tinha sido um ano recorde de vendas neste setor. É o que revela um estudo da Reduniq Insight, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais, que tem por base a faturação das compras feitas com cartão nas lojas.

Este estudo mostra também que o número de transações subiu 8,5% em 2023, face a 2022, refletindo o aumento do tráfego nos centros comerciais portugueses.

34% das compras (transações) feitas com meios de pagamento eletrónico nas lojas dos centros comerciais foram feitas aos fins-de-semana. Já durante a semana, durante o período pós-laboral foram feitas 39% das compras, o que, de acordo com a APCC, «demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores».

Em 2023, a compra média por cliente nas lojas dos centros comerciais portugueses fixou-se nos 36,7 euros, com um gasto mensal de 88,6 euros.

Por outro lado, as vendas das lojas dos centros comerciais a turistas representaram 12% da faturação, «o que demonstra a grande atratividade destes espaços para quem visita o país».

A Moda continua a ser a categoria de loja mais representativa na faturação total dos centros comerciais, representando 34%. Seguem-se os 27% dos Supermercados, 14% dos Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. Papelarias, Livrarias, Revistas e Tabaco representam 8% do total.

Tal como em anos anteriores, e devido ao período do Natal, dezembro registou os valores de faturação mais elevados do ano, com a compra média por cliente nas lojas dos centros comerciais a subir para os 42 euros, num gasto médio mensal de 112,2 euros.