FREY compra Algarve Shopping e Albufeira Retail Park por €179,3M (atual.)

FREY compra Algarve Shopping e Albufeira Retail Park por €179,3M (atual.)

Este é o primeiro investimento da empresa especializada no desenvolvimento, promoção, investimento e gestão imobiliária em Portugal. O departamento de Capital Markets da JLL foi responsável por esta operação, atuando em nome do investidor. A RPE representou o vendedor. A Sonae Sierra vai continuar a gerir o complexo.

Para Antoine Frey, Presidente e CEO da FREY, «esta aquisição marca a nossa entrada em Portugal, no Algarve, uma região que beneficia de dinamismo demográfico e económico. Este centro comercial ao ar livre, em Albufeira, é um ativo de alta qualidade que combina um alto rendimento, recorrente, e um significativo potencial para a criação de valor através da sua renovação e expansão».

Esta operação insere-se na estratégia de reciclagem de capital e reforço da atividade de prestação de serviços da Sonae Sierra. Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, afirma: «estamos muito satisfeitos com a concretização desta transação, que é mais um marco importante na implementação da estratégia da Sonae Sierra e um reconhecimento do mercado da elevada qualidade dos ativos imobiliários em que investimos. Em paralelo, a manutenção da gestão e comercialização do AlgarveShopping e do Albufeira Retail Park comprova a elevada confiança dos investidores na nossa experiência e know-how e a contínua aposta na Sonae Sierra enquanto parceiro de eleição nas várias geografias onde estamos presentes».

Fernando Ferreira, Head of Capital Markets da JLL, comenta que «esta é uma das maiores operações de investimento do ano à data e reflete a vitalidade do mercado português, não só pelo facto de atrair um novo investidor, como pela dimensão do negócio e por envolver um ativo troféu».

O responsável explica que «este complexo comercial, constituído pelo shopping e pelo retail park, é um ativo de elevada qualidade com uma excelente performance operacional, com uma ocupação de praticamente 100% e mais de 7,5 milhões de visitantes por ano. Mas tem, além disso, um enorme potencial de criação de valor, em linha com a estratégia do novo proprietário».

A FREY é também especialista em operações de regeneração urbana e no desenvolvimento e operação de centros comerciais ao ar livre. Planeia avançar com um programa de renovação deste complexo inaugurado em 2001 e expandido em 2004 para aqui implementar o seu conceito Shopping Promenade®, um conceito que conjuga lojas e atividades de lazer. Uma das grandes novidades será uma expansão de 9.000 m² de ABL.

A nível legal, a Abreu Advogados assessorou a FREY, enquanto que a Garrigues acompanhou a Sonae Sierra.

 

Atualização às 17h06