Ikea Braga é a 4ª loja de uma rede de 10 em atividade até 2025

Ikea Braga é a 4ª loja de uma rede de 10 em atividade até 2025

«Fazer chegar as soluções e facilidades de mobiliário e decoração da Ikea a cada mais pessoas», esta é a estratégia da Ikea Portugal, revelou António Machado, diretor de expansão. A marca sueca tem atualmente 4 lojas em Portugal (Alfragide, Loures, Matosinhos e a partir desta semana em Braga) e três unidades de produção. Até 2025 o grupo quer alcançar um total de dez lojas, sendo que a próxima será inaugurada já no próximo ano, 2017, em Loulé.

Durante a apresentação da Ikea Braga à imprensa, António Machado revelou que esta loja «foi um projeto muito especial». Além deste ser o primeiro espaço da marca fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto, esta é também «a primeira loja que integra a área comercial de um shopping, com seis entradas de loja diretas para o centro comercial», o que representou «um desafio de adaptação e de desenvolvimento». O novo Ikea nasce dentro do Centro Comercial Nova Arcada, em Braga, num único piso, ocupando uma área superior a 22.000 m2.

Um investimento de 25 milhões de euros e 250 novos postos de trabalho

A nova loja Ikea de Braga representa um investimento na ordem dos 25 milhões de euros e a criação de 250 novos postos de trabalho diretos na região. Os responsáveis destacaram que durante o primeiro mês de recrutamento, em outubro do ano passado, os recursos humanos rececionaram mais de 20 mil currículos.

Ikea apresenta propostas para ‘a vida em casa no Norte de Portugal’

O novo espaço Ikea oferece 47 ambientes de inspiração sueca, mas que refletem as particularidades das casas do Norte.

A Ikea foi conhecer as casas do Norte de Portugal e procurou «refletir nas suas propostas de soluções o clima, a cultura, a arquitetura, as dimensões e as necessidades específicas» destas habitações, explicou Paula Figueiredo, designer de interiores. No Norte cerca de 73% das pessoas são proprietárias das suas casas, há casas maiores, com uma dimensão média de 98m2, 65% destas casas têm lavandaria e 22% têm lareira. Uma característica das casas do Norte são «os corredores muitos estreitos, com muitas portas e com pouca arrumação» e que não passaram despercebidos ao «especialista sueco em arrumação» que traz muitas sugestões.

Mas a Ikea reuniu mais dados: apenas 33% das pessoas vive com crianças, sendo que das restantes 67%, 46% vive com alguém, família ou amigos, e apenas 23% vive sozinho.

Koray Saner, diretor da loja Ikea Braga, sublinhou um aspeto que foi desde o início tido em consideração neste projeto, «Braga é a cidade mais jovem do país», pelo que muitos dos ambientes desta loja «centram-se na apresentação de soluções funcionais, que respondam às necessidades deste tipo de clientes».

Foto: ICM