Lisboa é a 37ª localização de retalho mais cara do mundo

Lisboa é a 37ª localização de retalho mais cara do mundo

A localização mais cara do país é no Chiado, em Lisboa, que subiu 1 posição no ranking desde o ano passado, ocupando o 37º lugar com uma renda média de 1.170 euros anuais por metro quadrado.

Marta Esteves Costa, associate e diretora do departamento de research & consultoria da C&W, comenta que «estes resultados refletem a dinâmica crescente no comércio de rua em Lisboa, e para o qual tem vindo a contribuir largamente o crescimento massivo dos fluxos de turismo». Para a responsável, «a aposta nos conceitos de proximidade e conveniência é hoje evidente, bem como a diferenciação, inovação e exclusividade».

As rendas neste setor têm vindo a aumentar progressivamente desde 2013. Atualmente, a renda prime no Chiado situa-se nos 97euros/m²/mês, enquanto que a Avenida da Liberdade pratica valores de 87,5 euros/m²/mês.

O Porto não escapa ao dinamismo do comércio de rua, conseguindo rendas de 45 euros/m²/mês na Rua de Santa Catarina, um destino de retalho que também tem vindo a ficar mais caro.

Marta Esteves Costa conclui ainda que «no curto prazo, a oferta prime em Lisboa, particularmente na Avenida da Liberdade, irá aumentar com projetos emblemáticos a serem alvo de reabilitação urbana. Isto irá permitir ao setor de luxo ganhar cada vez mais massa crítica e posicionar a Avenida como o local de eleição das marcas. Também o centro do Porto está igualmente ativo e com perspetivas de manutenção desta tendência».

Relativamente ao Porto, nota que «após o protagonismo recente da zona dos Clérigos, a Avenida dos Aliados poderá em breve surgir como um novo destino de marcas mais exclusivas na cidade, dado os vários projetos de reabilitação urbana previstos para o local».

Nova Iorque é a mais cara

Num contexto em que as rendas globais subiram cerca de 35% este ano, Nova Iorque é atualmente a localização de retalho mais cara do mundo, onde as rendas atingiram os 33.812 euros anuais por m², mais 50% que a 2ª localização no ranking, Hong Kong, com rendas de 23.178 euros/m²por ano.

No nº3 do ranking global estão os Campos Elísios, em Paris, seguidos pela New Bond Street, em Londres. Seguem-se Milão, Zurique, Tóquio, Seul, Viena, e Munique, que fecha o top 10.

O estudo Main Streets Across the World 2015 analisa o mercado de retalho a nível global, monitorizando e ordenando as mais de 500 localizações de comércio mais importantes em 65 países. O ranking apresentado é baseado no valor de renda anual mais elevado em cada país analisado, não incluindo custos de condomínio, impostos locais e outras despesas de ocupação.