Saúde e Beleza vão liderar a procura por lojas físicas

Saúde e Beleza vão liderar a procura por lojas físicas

 

Os retalhistas vão continuar a optar por lojas físicas nos principais mercados de retalho durante os próximos 5 anos, mas os setores da Saúde e da Beleza são os que mais devem impulsionar os requisitos de crescimento no futuro.

Um novo estudo da consultora sobre este tema analisou seis grandes mercados de retalho, nomeadamente a China, EUA, Espanha, Alemanha, Itália e Reino Unido, focando-se nas necessidades projetadas de espaço de retalho nos próximos cinco anos nos setores da Distribuição, Vestuário e Calçado, Saúde e Beleza e Casa e Jardim.

O setor da área da Saúde e Beleza deverá crescer 8,1% na China, 4,5% na Alemanha, 4,2% na Itália, 1,7% no Reino Unido, 1,6% nos EUA e 1,1% em Espanha, subida fortemente impulsionada pela tecnologia e inovação, e pelo facto de os consumidores estarem cada vez mais interessados em investir no seu bem-estar.

Natasha Patel, Global Retail Research Director na CBRE, afirma em comunicado que «a tecnologia, a inovação e as redes sociais têm sido fundamentais para o sucesso do setor da Saúde e Beleza e vão continuar a ser parte integrante das estratégias de negócio nos próximos anos. Gradualmente, as marcas têm vindo a introduzir ecrãs de maquilhagem virtual, permitindo aos consumidores não só visualizar os produtos antes de os comprarem, mas acima de tudo criando uma experiência única que os atraia às lojas físicas».

E nota que «as abordagens omnicanal, que combinem redes sociais e lojas físicas, são cada vez mais comuns no setor, tanto que há evidências de marcas que já analisam perfis de redes sociais de modo a poderem colocar as suas lojas em locais estratégicos».

Já David Close, Head of EMEA Occupier transactions na CBRE, acrescenta que «os setores da Distribuição, Saúde e Beleza, Vestuário e Calçado e Casa e Jardim têm uma oportunidade única para redefinir o retalho tradicional, e prevemos uma procura estável por espaço de retalho em muitos dos mercados em cada um destes setores».

Acredita que «ainda que o setor do retalho esteja a sofrer uma grande transformação, a loja física vai continuar a ser um fator determinante na aquisição e retenção de clientes e na receita global das empresas. Os nossos dados mostram que, apesar de um aumento nas vendas online, os consumidores continuam a preferir a experiência de retalho omnicanal, e as lojas físicas vão continuar a ser uma parte crítica na inspiração, educação, testes e engagement», conclui.