Construção nova domina oferta de 50.000 fogos em licenciamento

Construção nova domina oferta de 50.000 fogos em licenciamento

 

Os mais recentes dados apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Pipeline Imobiliário mostram que a construção nova diz respeito a 39.300 unidades de alojamento, e 10.100 fogos dizem respeito a reabilitação urbana. Estes fogos estão inseridos em 22.200 projetos residenciais, dos quais 4.200 de reabilitação e 18.000 de construção nova.

Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto domina a oferta de fogos reabilitados, num total de 36% e 25%, respetivamente. No caso da obra nova, destaque para a região Norte, que concentra o maior volume de fogos (27%). Segundo a Ci, a Área Metropolitana de Lisboa concentra 25% da carteira de fogos de construção nova em Portugal lançados no período em análise, enquanto a Área Metropolitana do Porto agrega 13%.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, comenta em comunicado que «a pressão da procura e o seu efeito nos preços está a gerar um impulso no mercado de promoção imobiliária, cujas expectativas têm permitido o lançamento de um número cada vez maior de novos projetos habitacionais, num cenário em que a escassez de oferta continua a ser uma das maiores limitações ao crescimento do mercado».

O especialista explica que «o mercado de construção nova é o motor do crescimento observado, registando atualmente uma dinâmica substancialmente superior à das obras de reabilitação, nas quais o investimento tem registado um ritmo de crescimento em desaceleração».

A maior parte dos fogos reabilitados em licenciamento dizem respeito a tipologias pequenas, T1 ou inferior, concentrando 39% do total deste tipo de construção lançada nos últimos 18 meses. Já na construção nova, dominam as tipologias de maior dimensão, com os T3 a representar 45% dos fogos.