Done cria escritórios que são trunfo para uma nova cultura de trabalho

Done cria escritórios que são trunfo para uma nova cultura de trabalho

Sponsored Content: Done – Design to Build

Através de soluções integradas de design e build, e «centralizando todo o processo num só interlocutor», com os seus projetos de escritórios «queremos acrescentar valor na implementação de uma nova cultura organizacional que faça frente às novas tendências de trabalho», afirma Joana Cid Barreto, Head of Done. Integrada no grupo Worx, desde a sua criação em 2017, a Done tem vindo a crescer de forma sustentável e a afirmar-se como uma referência no mercado de escritórios lisboeta.

Prestando «um acompanhamento muito personalizado a cada cliente» e apostando «na qualidade em detrimento da quantidade», a empresa soma no seu portfólio projetos para entidades como a Swiss Post, a Unicre, a Aquila ou a CGI, entre outros. Com a maioria das empresas a funcionar num modelo de trabalho híbrido, tipicamente o cliente da Done «inicia o seu processo de mudança com a aposta na realização de uma estratégia de Workplace, um instrumento prévio de análise, que parametriza a utilização do espaço e gera conteúdo para a correta definição do conceito a adotar, dos objetivos a atingir, bem como das zonas chave a das métricas espaciais que otimizam o seu desempenho, tornando-o assim mais inteligente, saudável e sustentável».

Esta é, aliás, «a derradeira ferramenta que analisa e serve de base todo o processo de mudança», considera a responsável, e a partir da qual «é criado o conceito que pretendemos que venha refletida a identidade arquitetónica da marca. Depois, desenvolvemos e pormenorizamos o projeto desenvolvido na fase de conceito, num projeto técnico de rigor construtivo e de definição dos trabalhos a executar em obra. O nosso gestor de projeto garante que durante a execução do projeto é implementada uma solução global, que coordena todos os intervenientes no processo e integra as reais e futuras necessidades do nosso cliente dentro do orçamento e prazos requeridos».

Ou seja, «implementamos a fase de design através de uma gestão de obra correta, coordenada e otimizada», afiança. Adicionalmente, e capitalizando as sinergias criadas no seio do grupo Worx, «em paralelo com a ATOMO Capital Partners implementamos novas práticas e medidas que visam a redução da pegada de carbono e a qualidade do ambiente e bem-estar dos seus ocupantes, bem como a posterior certificação ambiental». Até porque, realça a Head da Done, «o setor imobiliário tem ainda um grande caminho a percorrer nesta matéria, e a nossa equipa está preparada para projetar, criar e construir espaços em que a preocupação com a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas sim uma forma de estar e trabalhar».

Apostar na qualidade é a resposta para chamar as pessoas de volta ao escritório

Segundo Joana Cid Barreto, a aposta na qualidade é, definitivamente, a tendência dominante no atual mundo dos escritórios, traduzindo-se na maior importância atribuída não só à qualidade de vida dos seus ocupantes e, consequentemente da localização e dos serviços que esta poderá oferecer, mas também à qualidade do próprio desenho arquitetónico dos espaços, da tecnologia de ponta e à qualidade ambiental. Esta parece ser, aliás, a “chave” para fazer frente a um dos maiores desafios que hoje as empresas enfrentam: “convencer” as pessoas a regressar ao trabalho presencial nas suas instalações. E, os fenómenos recentes na ocupação de escritórios são bastante indiciadores desta nova realidade, nota a especialista.

«Com a disseminação dos modelos híbridos, em que o trabalho presencial é alternado com o remoto, os escritórios debatem-se com uma certa bipolaridade na sua ocupação, estando desertos às segundas e sextas e com picos de ocupação às terças e quintas». Assiste-se também «a uma maior desertificação dos escritórios situados fora das localizações centrais, com alguns espaços a registar taxas médias de ocupação de apenas 30%», como a casos de «em que apesar de ter sido realizado um grande investimento na qualificação dos escritórios, contrariamente ao expectável, isso não se traduziu numa incrementação da sua ocupação». Hoje «as empresas apostam na horizontalidade da organização espacial e investem no espaço e em eventos de equipa para fomentar regresso ao local de trabalho, não a 100% mas mais numa média de três dias no escritório e dois em casa, coordenados por equipas de trabalho de forma a fomentar a partilha e a colaboração entre colaboradores, aliado à necessidade de contrariar o predomínio da 2ª e 6ª feira em regime de teletrabalho».

Swiss Post

Em 2023, a Done foi a responsável pelo projeto de design e construção dos novos escritórios dos serviços informáticos Swiss Post em Lisboa, no edifício Castilho 2. Com 891 m², o espaço foi totalmente remodelado em função das necessidades da empresa suíça, dando lugar a um escritório de vanguarda e com a tónica na sustentabilidade (nele foram utilizados essencialmente materiais de construção e mobiliário de origem nacional) distinguido com a primeira certificação BREEAM Refurbishment and Fit-out Excellent em Portugal.

«A principal premissa foi conceber um espaço de escritórios focado no bem-estar dos principais ativos da empresa, nomeadamente os seus colaboradores. Assim, o espaço foi projetado com um desenho mais orgânico e com uma forte presença de plantas naturais, o que não só o humaniza como apela à criatividade nas várias dinâmicas de utilização - quer em termos de diferentes formas de trabalho, quer em termos de promoção de múltiplas interações e partilhas», comenta a responsável. Com mais de metade do espaço dedicado a lazer e trabalho informal, incluindo uma zona de jogos e uma esplanada, é evidente «uma grande preocupação em pensar o local de trabalho como muito mais do que isso, numa tendência “homie” que leva as pessoas a sentirem-se confortáveis, com tecnologia de ponta, felizes e criativas, tal como quando são estimuladas pela diversidade de outros locais».

O design de interiores reflete ainda a forte imagem e branding da Swiss Post, com uma forte predominância da cor amarela associada à empresa e incorpora elementos autênticos de Portugal, nomeadamente a utilização de tecidos manufaturados e o uso da cortiça, destacando-se como uma fusão de tradição e inovação.

UNICRE

Em 2021, a Done abraçou o desafio lançado pela UNICRE para criar um escritório clean e moderno no Green Park, em Lisboa. «A nossa ideia concetual foi desenhar um espaço que potenciasse, enfatizasse e inovasse a sua imagem de marca e valores», lembra Joana Cid Barreto. Estendendo-se por uma área 2.500 m² num só piso, «este escritório é um reflexo das novas tendências quer a nível laboral, quer a nível social e ambiental, promovendo uma cultura de trabalho de partilha, transparência e envolvimento entre os colaboradores», comenta a Head da Done.

A plasticidade atribuída ao espaço do núcleo central confere-lhe dinamismo e versatilidade, potenciando a criação de momentos que estimulam a interação, a partilha de ideias e a criatividade. A utilização de materiais ecológicos e nacionais e a integração de tecnologias de eficiência energética foram outros aspetos muito importantes na conceção do projeto.