PRR: reprogramação vai aumentar em 20% verbas destinadas à habitação

«Ter mais habitação pública é o nosso objetivo principal», garantiu Mariana Vieira da Silva.
Marina Gonçalves sublinhou a necessidade de se «aproveitar todos os instrumentos de financiamento».

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu o cumprimento das metas para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e estimou um aumento em 20% das verbas destinadas à habitação no âmbito do projeto de reprogramação.

«O PRR está em movimento e está no território. Temos neste momento 86% do PRR com avisos lançados, 85% do total do PRR com aprovações feitas e 15% do total do PRR já pago aos beneficiários», afirmou a ministra da Presidência, esta quarta-feira, numa cerimónia no concelho de Oeiras, de acordo com a Lusa, citado pelo Observador.

A governante frisou que «uma das maiores fatias do PRR é destinada à habitação», sendo que o Executivo estima um aumento em 20% das verbas alocadas para este fim, após a aprovação por parte da Comissão Europeia do projeto de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência.

Ter mais habitação pública é o nosso objetivo principal”

Mariana Vieira da Silva sublinhou que o Governo tem procurado «desde a primeira hora responder de todas as formas possíveis a esse problema» e que «ter mais habitação pública é o nosso objetivo principal», cita o mesmo meio.

Presente também na cerimónia no concelho de Oeiras para assinalar o final da obra da estrutura de um empreendimento habitacional, que se destina a arrendamento apoiado, Marina Gonçalves atentou ao facto de o problema habitacional não ser «exclusivo de Portugal» e sublinhou a necessidade de se «aproveitar todos os instrumentos de financiamento».

A ministra da Habitação completou que «isto não quer dizer que não tenhamos de desenvolver um conjunto de instrumentos que, a curto prazo, responda às necessidades da população. O Mais Habitação veio trazer muitos destes instrumentos, alguns deles para melhorar estas respostas estruturais».

Recorde-se que o Executivo apresentou à Comissão Europeia o projeto de reprogramação do PRR que prevê um acréscimo de 5.600 milhões de euros. Com esta reprogramação, o PRR português passa de um total de 115 para 156 medidas, de 31 para 43 reformas e de 83 para 113 investimentos, associados a um total de 501 metas a cumprir até ao primeiro semestre de 2026.

O Governo, no arranque do mês de setembro, anunciou que não vai pedir à Comissão Europeia mais empréstimos para o PRR.