Hoteleiros prevêem taxa de ocupação acima dos 70% na Páscoa

“Perspetivas Páscoa 2024”.
Fotografia de katemangostar, Freepik.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) revelou hoje os resultados do Inquérito “Perspetivas Páscoa 2024”, conduzido realizado junto das unidades hoteleiras associadas. O inquérito, que decorreu entre os dias 8 e 17 de março, considerou dois períodos distintos: as férias escolares (de 23 de março a 7 de abril) e o fim de semana da Páscoa (de 28 a 31 de março).

Na região do Algarve, os hoteleiros mostram-se unânimes em relação ao período do fim de semana da Páscoa, com 90% dos inquiridos a preverem um aumento no preço médio por quarto e 78% antecipando uma melhoria na taxa de ocupação. Para as férias, a confiança é igualmente alta, com 60% dos participantes a esperarem melhorias tanto nos preços como na ocupação.

Já nos Açores, a perspetiva é menos otimista. Para ambos os períodos, a maioria dos inquiridos prevê uma redução na taxa de ocupação, embora o preço médio por quarto deva manter-se semelhante ao do ano anterior.

Férias escolares

Para as férias escolares da Páscoa de 2024, a taxa de reservas situa-se atualmente nos 56%, com um preço médio por quarto fixado em 135 euros e uma previsão de taxa de ocupação de 73% a nível nacional, segundo os dados recolhidos. Destacam-se o Algarve, com uma taxa de reservas de 65%, e a Grande Lisboa, com 61%. A região da Península de Setúbal apresentou a taxa de reservas mais baixa, com apenas 33%.

No que toca ao preço médio por quarto, a Madeira lidera com 165 euros, seguida pelo Alentejo com 157 euros e a Grande Lisboa com 150 euros. 60% dos inquiridos acreditam que o preço será superior em comparação com 2023.

Fim de semana da Páscoa

Para o fim de semana da Páscoa de 2024, a taxa de reservas encontra-se nos 57%, com um preço médio por quarto de 141 euros e uma previsão de taxa de ocupação de 75%. Mais uma vez, a Grande Lisboa destaca-se, com uma taxa de reservas de 65%, seguida pelo Algarve com 63%. A região Norte apresentou a taxa de reservas mais baixa, com 43%.

Quanto ao preço médio por quarto, a Madeira lidera com 173 euros, seguida pelo Alentejo com 170 euros e a Grande Lisboa com 156 euros. 65% dos inquiridos antecipam um aumento no preço em comparação com 2023.

Os mercados principais durante as férias escolares e o fim de semana de Páscoa são dominados pelo mercado nacional, seguido pelo espanhol e britânico. No Algarve, o mercado britânico é o segundo mais relevante, enquanto na Madeira, o mercado alemão e britânico são prioritários. Já nos Açores, o mercado nacional lidera, seguido pelo alemão e americano.

Quando questionados sobre a comparação com o ano de 2023, quanto à TO, 42% dos hoteleiros estima que será igual, 36% dos hoteleiros estimam que será melhor e 22% que será pior.