IA, sustentabilidade e novos modelos de negócio vão marcar a hotelaria em 2024

imagem ilustrativa
Pixabay

O aumento da utilização da inteligência artificial para melhorar a experiência dos hóspedes, adoção do HyperCommerce, sustentabilidade ou novas estratégias nas redes sociais são apenas algumas das tendências que o setor da hotelaria pode esperar no próximo ano, de acordo com a Guestcentric, plataforma que fornece soluções de tecnologia e inovção para hotéis.

No próximo ano, a procura por viagens deverá estabilizar de uma forma geral, refletindo o aumento dos custos de vida e o seu efeito nas despesas discricionárias dos consumidores. Já as viagens de negócios, como conferências, congressos ou reuniões, mantêm-se robustas, e mostram o interesse por este tipo de eventos.

Analisando os dados do portfólio de hotéis na plataforma da Guestcentric, a empresa antecipa que, apesar de as reservas para dezembro estarem já acima dos níveis do ano passado, as reservas para o primeiro trimestre do próximo ano estão «em níveis muito próximos do mesmo período em 2023». Dados que «reforçam a importância de os hoteleiros se manterem com foco no negócio, mas também ágeis nas suas estratégias comerciais, para responderem rapidamente a um mercado em constante mutação».

Entre as principais tendências que prometem marcar o mercado hoteleiro no próximo ano estão a inteligência artificial, que «continuará a revolucionar as operações hoteleiras, melhorando e otimizando os serviços prestados aos hóspedes – desde um check-in mais personalizado até uma estadia num tipo de quarto mais ajustado às suas preferências».

Por outro lado, o HyperCommerce deverá ser cada vez mais adotado pelos hotéis enquanto estratégia transformadora, «simplificando o panorama tecnológico complexo dos hotéis e transformando a experiência do hóspede com as suas ofertas e propostas híper personalizadas».

A Guestcentric recomenda ainda que os hotéis invistam numa estratégia de CRM (Customer Relationship Management) com recurso a ferramentas especializadas, para analisar os dados e perfil dos hóspedes, pois «é inevitável que nesta era da personalização, o cliente espere cada vez mais que a sua experiência e estadia sejam mais personalizadas. (…) Ao conhecer o seu comportamento online, podem criar ofertas alinhadas às preferências do hóspede». Além disso, à medida que a procura por experiências personalizadas aumenta, «a Guestcentric prevê para 2024 uma transição gradual para preços baseados nos atributos específicos do hotel, especialmente em termos da localização do quarto e das comodidades que este oferece».

Pilar estratégico assumido por cada vez mais empresas em todas as áreas de todo o mundo, a sustentabilidade é também fundamental na estratégia dos hotéis, que se focam nas pessoas, no planeta, e na rentabilidade: «para responder às expectativas cada vez mais elevadas e complexas dos clientes, e face aos desafios que enfrentam os hotéis para atrair e reter colaboradores, a Guestcentric recomenda que os hotéis usem a tecnologia numa ótica de sustentabilidade económica - reduzindo os custos operacionais e melhorando a produtividade das suas equipas».

Ainda, há oportunidades nos novos modelos de negócio para os hotéis desenvolverem fontes de receita adicionais. Trata-se de «uma evolução transformadora na indústria hoteleira e espelha o modelo das companhias aéreas, na melhoria e no aperfeiçoamento da experiência do hóspede».

A empresa exemplifica que, «ao destacar este novo paradigma de negócios, a Google alertou para o decréscimo nas reservas de viagens de lazer em 2023. Pelo seu lado, a Guestcentric previu um potencial redirecionamento da procura para as viagens corporativas e também de bleisure (business + leisure), sublinhando a importância de uma adaptação estratégica - e rápida - dos hotéis».

No próximo ano, «recomenda-se fortemente que os hotéis intensifiquem e invistam nas suas estratégias de redes sociais, especialmente em plataformas como o Instagram e o TikTok, para alcançar e envolver efetivamente um público-alvo mais amplo, numa era em que a atenção do consumidor é cada vez mais limitada. Olhando para o panorama que se avizinha em 2024, vemos os hotéis focados no crescimento dos seus canais de vendas diretas, tornando-os prioritários através de ofertas exclusivas, incentivos personalizados e programas de fidelização robustos».

Pedro Colaço, CEO da Guestcentric, explica que as tendências identificadas «servem como uma bússola para assegurar aos hoteleiros um crescimento sustentável do seu negócio, mantendo e desenvolvendo experiências excecionais para os seus hóspedes».

O responsável acredita que «a chave está na capacidade de adaptação, na abertura à inovação e num compromisso genuíno em superar as expectativas dos clientes. Ao alinhar as suas estratégias a estas tendências, os hotéis conseguirão impactar o seu cliente de forma duradoura, assegurando assim as suas posições de liderança na indústria - não apenas em 2024, mas também nos anos vindouros».