Recursos humanos são um dos principais constrangimentos da hotelaria

Recursos humanos são um dos principais constrangimentos da hotelaria

«Não há recursos humanos suficientes para trabalhar na hotelaria», apontou Cristina Siza Vieira, da AHP, durante o 14º Fórum Internacional de Turismo, que decorreu esta semana em Vila Nova de Gaia.

Joaquim Ribeiro, vice presidente da AHRESP, questionou neste mesmo fórum que «se crescemos assim tanto, se o negócio do turismo está a dar assim tanto dinheiro, porque é que se reclama tanto que os profissionais da hotelaria não estão a ganhar aquilo que deviam?», apontando que os empréstimos pedidos pelos empresários durante a crise podem estar na base deste problema: «há uma tendência para esquecer que muitos destes negócios que cresceram ao longo de cinco anos ainda estão a pagar as dívidas que fizeram».

Este responsável acredita que a imigração poderá ser a resposta para este que é «um os problemas mais graves que temos», admitindo que «temos que dignificar as carreiras, pagar melhor». Pede «um trabalho profundo entre as associações, sindicatos e Governo» para que «este negócio seja sustentável», cita o Negócios.

Por outro lado, maior flexibilidade laboral é o que defende a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. Pedro Costa Ferreira considera que «enquanto não houver menor dependência dos subsídios por parte dos empresários, menos impostos e mais flexibilidade laboral, não haverá melhor investimento e não haverá melhor e mais turismo», cita a mesma fonte.