Hotelaria

Grupo Pestana conclui compra do Madeira Palácio por €45M

Ana Tavares |
Grupo Pestana conclui compra do Madeira Palácio por €45M
Foto: RTP

O Grupo Pestana é oficialmente o novo dono do Hotel Madeira Palácio. A compra foi fechada na última sexta-feira com o BCP por cerca de 45 milhões de euros.

A informação foi confirmada por José Theotónio, CEO do grupo, ao Eco, segundo o qual o ativo será transformado num bloco habitacional com apartamentos e num novo hotel, que vai surgir junto ao Pestana Bay.

O Hotel Madeira Palácio foi colocado à venda pelo banco no final do ano passado. Em abril deste ano, o Grupo Pestana avançou que seguia a fase de due diligence com o BCP, afirmando que «fizemos uma proposta, eles (BCP) fizeram uma contraproposta e nós aceitámos». O negócio acabou mesmo por se fechar pelos 45 milhões de euros que estavam em negociação.

José Theotónio explica que a parte habitacional está pronta, e vai para o mercado. O antigo hotel será transformado em apartamentos, também para venda: «vamos começar a vender as frações imobiliárias e a fazer o projeto para converter o antigo hotel em residencial».

Segundo o responsável, uma terceira componente do projeto passa por construir um novo hotel Pestana junto ao Pestana Bay, construído nos terrenos que fazem parte deste lote.

O ativo inclui ainda um lote com habitação em regime de colonia, um regime que «só existe na Madeira. As casas estão habitadas e os colonos têm direito de preferência. Se exercerem esse direito, podem comprá-las e pagar diretamente ao banco», explicou José Theotónio em abril.

O Hotel Madeira Palácio foi comparado em 2018 pelo Grupo Enotel por 40 milhões de euros, que se propunha a aumentar o projeto para 318 unidades de alojamento e 728 camas. As obras chegaram a arrancar nesse ano, e as previsões apontavam para a sua conclusão no verão passado, mas, segundo o Jornal da Madeira, o projeto acabou por ser abandonado depois de o BCP ter rejeitado as condições propostas pelo Grupo Enotel. Voltou entretanto ao mercado em 2020.

Saiba mais sobre este negócio em Iberian Property.