Mais de metade do investimento direto estrangeiro foi em imobiliário

Foram sobretudo os países europeus que mais investiram em Portugal.
O stock de investimento direto estrangeiro em Portugal mais do que duplicou.

Em 2023, as transações de investimento direto estrangeiro em Portugal totalizaram 6.800 milhões de euros. Entre o final de 2008 e o final de 2023, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal mais do que duplicou, enquanto o stock de investimento direto de Portugal no exterior cresceu 22%. São os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Do total das transações de investimento direto estrangeiro em Portugal, em 2023, mais de metade – 3.900 milhões de euros – foram relativas a investimento imobiliário. Foram sobretudo os países europeus que mais investiram em Portugal neste ano, seguido de países da Ásia, indica o BdP.

Grande Lisboa, Norte e Algarve em destaque

No ano transato, as regiões da Grande Lisboa, do Norte e do Algarve concentravam, no seu conjunto, 81,6% do total do stock de investimento direto do exterior em Portugal. As regiões com menor concentração de investimento direto proveniente do exterior eram a Região Autónoma dos Açores, com 0,5 mil milhões de euros (0,3% do total de IDE), o Oeste e Vale do Tejo, com 2,6 mil milhões de euros (1,4% do total de IDE), e a Península de Setúbal, com 3,9 mil milhões de euros (2,2% do total de IDE).

Entre 2017 e 2023, as regiões que registaram crescimentos mais elevados de IDE foram o Centro, o Alentejo e o Algarve: 86,5%, 78,6%, e 68,4%, respetivamente. Em sentido contrário, de entre as regiões que registaram decréscimos, destaca-se a Região Autónoma da Madeira com uma diminuição de 51,3%.

No final do ano de 2023, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal era de 180 mil milhões de euros, e o de investimento direto de Portugal no exterior era de 64 mil milhões de euros. Estes montantes representavam, respetivamente, 68% e 24% do PIB português.

Segundo o BdP, desde 2008 que ambos os stocks têm aumentado, embora a ritmos diferentes. O IDE mais do que duplicou entre o final de 2008 e o final de 2023, enquanto o IPE cresceu 22%. Quando medidos em percentagem do PIB, o peso do IDE aumentou 22 pontos percentuais, mas o peso do IPE reduziu-se 5 pontos percentuais.