ERA faturou 2,8 milhões com a venda de casas novas no 3º trimestre

ERA faturou 2,8 milhões com a venda de casas novas no 3º trimestre

Os resultados da unidade de novos empreendimentos da ERA Portugal, relativos ao 3º trimestre de 2023, evidenciam que todos os indicadores confirmaram uma tendência global de crescimento, destacando-se uma melhoria significativa de todos os indicadores de negócio.

No que toca à venda de casas novas, mantém-se a tendência de crescimento do trimestre passado, registando-se, entre julho e setembro, um crescimento de 19% (256 no 2 trimestre vs 305 no 3 trimestre). Ao contrário do verificado no anterior, os números deste trimestre superam também os do período homólogo (9%). Os cinco concelhos com mais casas novas vendidas são Maia (peso de 10%), Porto (9%), Matosinhos (8%), Loures (6%) e Paredes (5%).

Faturação sobe 5% face ao período homólogo

Estas vendas geraram uma faturação de aproximadamente 2,8 milhões de euros, o que representa uma subida de 21% em relação ao trimestre anterior e +5% face ao período homólogo. A nível de comissões, registaram-se cerca de 2,7 milhões de euros no trimestre em análise, comparativamente aos 2,3 milhões de euros do 2º trimestre.

Entre julho e setembro, a venda de casas novas representou 15,8% da faturação habitacional, ganhando assim um peso cada vez maior na faturação total da ERA.

80% dos clientes são portugueses

Em termos de angariações, foram angariadas 857 casas novas para venda no trimestre em análise, o que representa um aumento de 25% face ao período homólogo. Já quanto ao perfil dos clientes mantém-se similar ao trimestre passado, ou seja, cerca de 80% são portugueses e os restantes distribuem-se por nacionalidades como Reino Unido, Alemanha, Brasil e EUA.

«Este foi um trimestre muito positivo. Todos os indicadores de negócio cresceram face ao trimestre anterior e até na comparação com o período homólogo. Apesar de uma conjuntura desafiante, o nível de procura face à oferta existente no mercado, faz dos imóveis novos uma boa opção para as famílias portuguesas e prevejo que esta tendência se deverá manter», refere David Mourão-Ferreira, diretor do Departamento de Novos Empreendimentos da ERA Portugal.