Lisboa, Porto, Funchal, Braga e Cascais na corrida ao Prémio Nacional RU

Lisboa, Porto, Funchal, Braga e Cascais na corrida ao Prémio Nacional RU

A um mês do encerramento das inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, o número de inscritos começa a crescer com candidaturas a chegar de todo o país. Braga, Porto, Lisboa, Cascais e Funchal já se fazem representar neste Prémio com obras candidatas às categorias de Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção Inferior a 1000 m2.

Inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana até 16 de fevereiro

Podem participar no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenho sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem formalizar a sua inscriçãoonline, até à data de 16 de fevereiro.

A celebrar a sua 12.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é hoje muito mais do que um Prémio. É uma marca de referência, não só para os profissionais do setor, mas para o público em geral que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação. No Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebramos a história, o legado, mas também o presente e o futuro do nosso património e das nossas cidades.

Conheça alguns dos candidatos à edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana:

CASAL SALOIO - MUSEU DA RURALIDADE | CASCAIS

Construído no século XVI e alvo de sucessivas ampliações e reconfigurações até meados do século XX, a requalificação do Casal Saloio de Outeiro de Polima, em Cascais, foi promovida pelo Município de Cascais. Com projeto do arquiteto Miguel Marcelino e obra da Loviril, o Casal Saloio renasceu como um espaço um novo espaço dedicado à cultura saloia. As portas do novo museu abriram em março de 2023.

CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS | FUNCHAL

Considerando as características arquitetónicas e importância do edifício localizado na zona da Sé, no Funchal, a Caixa Geral de Depósitos decidiu promover a sua requalificação global. Foi efetuada uma revisão e reforço geral da estrutura, sem desvirtuar a sua constituição mista de madeira, metal e alvenaria resistente. O projeto de reabilitação é do arquiteto Rui Carvalho, da Intergaup, e a obra da Etermar. A intervenção foi concluída em outubro de 2022.

CASA NA RUA DO ANJO | BRAGA

Pelo traço do arquiteto Nuno Flores conhecemos a reabilitação de um edifício do século XIX, situado numa das principais artérias do centro histórico de Braga. Uma obra promovida por um particular e que permitiu a requalificação do antigo edifício de habitação num hotel com 7 quartos (suites); um apartamento; uma sala comum / restaurante; e um pátio exterior que se estruturou no logradouro antigo. A obra foi concluída em julho de 2023 pela construtora Francisco Martins e Filhos, Lda.

ANTIGO HOTEL DO LOUVRE | PORTO

A arquiteta Diana Barros assina o projeto de reabilitação de um edifício construído em meados do século XIX e com uma longa história. Foi um hotel, sede de um movimento de resistência ao Estado Novo, casa do Cineclube do Porto, escola de condução... A mais recente intervenção, uma obra de reabilitação, concluída em janeiro de 2023, afetou o edifício à habitação. Trata-se de uma obra promovida por um particular e com obra da construtora FL Construções.

CERVEJARIA TRINDADE | LISBOA

Considerada a mais antiga do País, e também uma das mais bonitas, a mítica Cervejaria Trindade reabriu portas em setembro de 2022 depois de obras de 13 meses. A arquiteta Ana Costa devolveu ao emblemático edifício a sua originalidade, a partir da cuidada recuperação de paredes e tetos e restauro dos painéis de azulejos. Uma obra promovida pela Portugalia e obra da Transfor Interiores.