Prémio Nacional de Reabilitação Urbana estreia "Mestres da Construção"

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana estreia "Mestres da Construção"
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana estreia nova categoria - Mestres da Construção. As candidaturas estão a decorrer!

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana estreia uma nova categoria - o Prémio Mestres da Construção. No âmbito desta nova categoria, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana não pretende distinguir uma obra, mas um Mestre. Um Profissional, com mais de 10 anos de experiência, que se distingue no âmbito da sua arte e do seu ofício. Falamos de carpinteiros, canteiros, pedreiros, estucadores, entre tantas outras categorias profissionais. 

A candidatura deve ser submetida pelo "Patrono", ou seja, pela entidade profissional que trabalha ou trabalhou com o "Mestre". O desafio é por isso apresentado aos arquitetos, engenheiros, promotores imobiliários ou construtores que conhecem de perto o trabalho de Profissionais extraordinários, cujo trabalho, obra e mestria merecem ser reconhecidos. 

A candidatura é gratuita e decorre num processo bastante simples. Até ao dia 18 março pedimos o envio via email para pnru@iberinmo.com dos seguintes elementos de avaliação do Profissional:

  1. Identificação do Profissional candidato mediante a apresentação do curriculum vitæ;
  2. Síntese de 500 a 800 palavras com a descrição dos trabalhos desenvolvidos pelo Profissional candidato, indicando as obras em que a participação do Profissional mais se destaca;
  3. Fotografias de execução da obra que ilustrem, em específico, o trabalho do profissional candidato.

Para um enquadramento mais completo, por favor, não deixe de consultar o REGULAMENTO do PRÉMIO MESTRES DA CONSTRUÇÃO disponível online em premio.vidaimobiliaria.com

82 candidatos na corrida ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 

Encerraram a 23 de fevereiro (prazo extraordinário) as candidaturas à edição de 2024 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana com 82 candidatos, de norte a sul do país (24 concelhos), incluindo ilhas (Madeira e Açores totalizam 4 candidatos). Um número que confirma o reconhecimento e a confiança do setor da construção e do imobiliário neste Prémio. A celebrar a sua 12.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é hoje muito mais do que um Prémio. É uma marca de referência, não só para os profissionais do setor, mas para o público em geral que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação. No Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebramos a história, o legado, mas também o presente e o futuro do nosso património e das nossas cidades.

Matosinhos é cidade anfitriã da cerimónia de entrega dos Prémios em 2024

Os vencedores nas 10 categorias a concurso e a que acresce, em 2024, a nova categoria "Mestres da Construção" serão anunciados em Maio, numa cerimónia que decorrerá em Matosinhos. Os vencedores serão eleitos por um painel de jurados composto pelo engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

A concurso estão os Prémios nas categorias: Melhor intervenção de reabilitação de Uso Residencial; Melhor intervenção de reabilitação com Impacto Social; Melhor intervenção de reabilitação de Uso Turístico; Melhor intervenção de reabilitação de Comercial & Serviços; Melhor intervenção de reabilitação Cidade de Lisboa; Melhor intervenção de reabilitação Cidade do Porto; Melhor Reabilitação Estrutural; Melhor intervenção de Restauro; Melhor intervenção de área inferior a 1000m2; e Melhor Solução de Sustentabilidade