Proprietários criam bolsa de imóveis para refugiados

Proprietários criam bolsa de imóveis para refugiados

A Associação Lisbonense de Proprietários – ALP lançou a ação solidária “Uma Casa para uma Causa”, que desafia os proprietários de imóveis a apoiar os refugiados da guerra da Ucrânia.

Esta iniciativa vai criar uma bolsa de imóveis de proprietários privados que virá a dar resposta de habitação aos cidadãos ucranianos em Portugal. Serão realizados contratos de comodato ou de arrendamento acessível com o Estado, autarquias e outras entidades de cariz humanitário e social idóneas e reconhecidas.

Os proprietários interessados poderão manifestar a sua disponibilidade preenchendo um questionário. A ALP vai posteriormente articular-se com as autarquias que têm enviado apelos formais de ajuda à associação nas últimas duas semanas.

Em comunicado, a ALP reforça que «não terá qualquer intervenção ou receberá qualquer contrapartida no âmbito da celebração dos contratos de arrendamento ou de comodato que vierem a ser celebrados, que ficarão sujeitos ao enquadramento jurídico em vigor e estrito cumprimento de todas as normas legais».